Proposta de um método de avaliação da acurácia posicional baseado na modificação do Buffer Simples
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Classicamente, o controle da qualidade baseado na acurácia posicional de um documento cartográfico é realizado pela comparação estatística entre as coordenadas horizontais e/ou verticais de pontos bem identificáveis na carta, com as respectivas coordenadas de pontos homólogos obtidas em um produto mais confiável ou por método de levantamento em campo mais acurado que o da carta analisada. Uma alternativa a utilização de feições pontuais é usar feições lineares, tais como segmentos de reta ou curvas. Algumas vantagens dos métodos de feições lineares em comparação com o método tradicional por pontos encontram-se na grande quantidade e na boa distrição espacial que as feições lineares geralmente apresentam nas bases cartográficas, além de apresentar mais informações geométricas que os pontos. Este trabalho teve como finalidade propor uma metodologia baseada na modificação do método do Buffer Simples, para que seja possível obter valores de discrepâncias posicionais planimétricas, em unidades métricas, entre as linhas homólogas de teste e de referência. Utilizando como padrão o Decreto nº 89.817 e a ET-CQDG, os resultados obtidos com a metodologia proposta foram confrontados com os métodos do Buffer Simples, Buffer Duplo e Influência do Vértice. Na avaliação da acurácia posicional planimétrica de uma ortoimagem Ikonos utilizando a escala de 1:10.000, os resultados obtidos mostraram que o método do Buffer Simples Modificado foi o método mais restritivo e rigoroso, sendo vantajoso para obtenção de um valor de discrepância métrica, permitindo realizar a detecção de outliers e tendência a posteriori.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").