CONSTRUINDO ELOS METODOLÓGICOS NA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A reflexão que apresentamos neste texto é com objetivo de encontrar o significado da representação cartográfica e o seu sentido ao compor o discurso na análise do mapa como recurso didático no ensino e na pesquisa. Nesse aspecto, delineiam-se alguns construtos da abordagem metodológica da linguagem na comunicação cartográfica, principalmente com enfoque na constituição do sujeito leitor do mapa. Na abordagem metodológica o mapa não pode prender-se unicamente ao processo perceptivo, mas também explicar o processo representativo. O mapa é visto de maneira que permita explicar a percepção e a representação da realidade geográfica como parte de um conjunto manifestado pelo próprio pensamento do sujeito, da maneira como Vygotsky aborda o sujeito e a subjetividade e de acordo com o método da semiótica discursiva de Bakhtin.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FRANCISCHETT, M. N. CONSTRUINDO ELOS METODOLÓGICOS NA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44686. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44686. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").