MAPEAMENTO DO POTENCIAL DE IMPACTO AMBIENTAL NO RESERVATÓRIO DE VOSSOROCA POR MEIO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nesta pesquisa foi utilizado o método ERS para o mapeamento do potencial de impacto ambiental em uma área de preservação permanente (APP), utilizando como ferramenta um Sistema de Informação Geográï¬ ca (SIG). O local de estudo compreende o reservatório de Vossoroca, localizado na área de preservação permanente de Guaratuba. Foram mapeados diferentes tipos de atividades antrópicas atuando na região, e atribuídos valores padronizados para o impacto que essas atividades causam ao ambiente. As áreas de influência dessas atividades foram processadas em estrutura matricial. O potencial de impacto ambiental de cada atividade foi analisado em separado inicialmente, depois em conjunto, por meio do método ERS. Com a sobreposição do impacto das atividades atuando em uma mesma área foi possível identiï¬car onde se localiza o maior potencial de impacto ambiental, sendo este próximo ao reservatório de Vossoroca.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PADILHA, G.; CENTENO, J. A. S.; FARIAS, P. P. S. MAPEAMENTO DO POTENCIAL DE IMPACTO AMBIENTAL NO RESERVATÓRIO DE VOSSOROCA POR MEIO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n4-44333. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44333. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").