RELAÇÃO ENTRE O RELEVO E AS CLASSES TEXTURAIS DO SOLO NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DE VACA BRAVA, PB.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A ocupação desordenada e o uso intensivo da terra no agreste Paraibano têm resultado em um aumento nos níveis de degradação ambiental, tanto pela perda da biodiversidade quanto pelo aumento da erosão do solo. Para avaliar a intensidade desses processos, foi escolhida a microbacia de Vaca Brava, por apresentar um forte contraste entre uma área de preservação de mata Atlântica de altitude com outra sob intensa exploração agropecuária. Nesta última, a densidade populacional é 755 habitantes para 794 ha. Inicialmente foi realizado o levantamento tridimensional da bacia e depois foi tematizada em relação às declividades, estabelecendo-se ainda relações com a granulometria e a densidade do solo. Pelos resultados obtidos, a topografia influenciou a textura dos solos, uma vez que nas encostas aumentou a proporção de amostras com texturas mais finas, em contraste com as áreas de pedimento e várzeas, onde predominaram as texturas mais grosseiras, em função da redistribuição de sedimentos por erosão. A densidade do solo, como era esperado, foi decrescente com o aumento dos teores de silte e argila. Nas posições de várzea, pedimento, meia encosta e ombro, a utilização do solo parece ter sido definida conforme a variação na textura. Nesses casos, os solos com textura mais grosseira foram escolhidos para agricultura e capineiras, enquanto as pastagens predominaram nos de textura fina.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DOS SANTOS, A. C.; SALCEDO, I. H.; CANDEIAS, A. L. B. RELAÇÃO ENTRE O RELEVO E AS CLASSES TEXTURAIS DO SOLO NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DE VACA BRAVA, PB. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 54, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv54n1-43941. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43941. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").