INTERPOLAÇÃO ESPACIAL DE VIAGENS URBANAS POR TRANSPORTE COLETIVO ATRAVÉS DE AMOSTRA SISTEMÃTICA DESAGREGADA ARTIFICIAL
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Resumo
O principal objetivo deste trabalho é estimar a produção de viagens por Transporte Coletivo, na hora pico, em pontos não amostrados espacialmente, através da técnica de krigagem com deriva externa. Desta forma, as interpolações espaciais são realizadas considerado o par de variáveis POPULAÇÃO (variável secundária) X PRODUÇÃO DE VIAGENS (variável primária). Os dados utilizados são oriundos da Pesquisa Origem-Destino, realizada na Região Metropolitana de Salvador, Bahia, em 1995, e dados do censo 2010. Com isso, é realizada a estimação de produção de viagens para o ano de 2010 por macrozona de tráfego (MZ), a partir de dados censitários, e interpolados dados de produção de viagens através da variável população. Vale ressaltar que a realização da interpolação foi feita com uma amostra sistemática desagregada artiï¬cial, proveniente de dados agregados. Este trabalho possui essencialmente duas contribuições: estima dados de viagens urbanas em diversos pontos desconhecidos; e possibilita a obtenção de dados de viagens urbanas a partir de variáveis como população, facilmente disponíveis.
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Como Citar
ROCHA, Samille Santos; PITOMBO, Cira Souza; SALGUEIRO, Ana Rita. INTERPOLAÇÃO ESPACIAL DE VIAGENS URBANAS POR TRANSPORTE COLETIVO ATRAVÉS DE AMOSTRA SISTEMÃTICA DESAGREGADA ARTIFICIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44277. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44277. Acesso em: 7 mar. 2025.