INTERPOLAÇÃO ESPACIAL DE VIAGENS URBANAS POR TRANSPORTE COLETIVO ATRAVÉS DE AMOSTRA SISTEMÃTICA DESAGREGADA ARTIFICIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O principal objetivo deste trabalho é estimar a produção de viagens por Transporte Coletivo, na hora pico, em pontos não amostrados espacialmente, através da técnica de krigagem com deriva externa. Desta forma, as interpolações espaciais são realizadas considerado o par de variáveis POPULAÇÃO (variável secundária) X PRODUÇÃO DE VIAGENS (variável primária). Os dados utilizados são oriundos da Pesquisa Origem-Destino, realizada na Região Metropolitana de Salvador, Bahia, em 1995, e dados do censo 2010. Com isso, é realizada a estimação de produção de viagens para o ano de 2010 por macrozona de tráfego (MZ), a partir de dados censitários, e interpolados dados de produção de viagens através da variável população. Vale ressaltar que a realização da interpolação foi feita com uma amostra sistemática desagregada artiï¬cial, proveniente de dados agregados. Este trabalho possui essencialmente duas contribuições: estima dados de viagens urbanas em diversos pontos desconhecidos; e possibilita a obtenção de dados de viagens urbanas a partir de variáveis como população, facilmente disponíveis.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROCHA, S. S.; PITOMBO, C. S.; SALGUEIRO, A. R. INTERPOLAÇÃO ESPACIAL DE VIAGENS URBANAS POR TRANSPORTE COLETIVO ATRAVÉS DE AMOSTRA SISTEMÃTICA DESAGREGADA ARTIFICIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44277. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44277. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").