INTERPOLAÇÃO ESPACIAL DE VIAGENS URBANAS POR TRANSPORTE COLETIVO ATRAVÉS DE AMOSTRA SISTEMÁTICA DESAGREGADA ARTIFICIAL

Conteúdo do artigo principal

Samille Santos Rocha
Cira Souza Pitombo
Ana Rita Salgueiro

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é estimar a produção de viagens por Transporte Coletivo, na hora pico, em pontos não amostrados espacialmente, através da técnica de krigagem com deriva externa. Desta forma, as interpolações espaciais são realizadas considerado o par de variáveis POPULAÇÃO (variável secundária) X PRODUÇÃO DE VIAGENS (variável primária). Os dados utilizados são oriundos da Pesquisa Origem-Destino, realizada na Região Metropolitana de Salvador, Bahia, em 1995, e dados do censo 2010. Com isso, é realizada a estimação de produção de viagens para o ano de 2010 por macrozona de tráfego (MZ), a partir de dados censitários, e interpolados dados de produção de viagens através da variável população. Vale ressaltar que a realização da interpolação foi feita com uma amostra sistemática desagregada artiï¬cial, proveniente de dados agregados. Este trabalho possui essencialmente duas contribuições: estima dados de viagens urbanas em diversos pontos desconhecidos; e possibilita a obtenção de dados de viagens urbanas a partir de variáveis como população, facilmente disponíveis.

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Como Citar
ROCHA, S. S.; PITOMBO, C. S.; SALGUEIRO, A. R. INTERPOLAÇÃO ESPACIAL DE VIAGENS URBANAS POR TRANSPORTE COLETIVO ATRAVÉS DE AMOSTRA SISTEMÁTICA DESAGREGADA ARTIFICIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44277. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44277. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Samille Santos Rocha, Universidade de São Paulo

Escola de Engenharia de São Carlos

Cira Souza Pitombo, Universidade de São Paulo

Escola de Engenharia de São Carlos

Ana Rita Salgueiro, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Geologia