O Estado da Arte de Informação Cartográfica, a Partir da Análise de Artigo de DOnald A. Wise (Library of Congress, Geography and Map Division, Washington D.C.)

Conteúdo do artigo principal

Fernando de Castro Velloso

Resumo

A cartografia particularmente no que diz respeito à edição de mapas e atlas constitui-se em material de grande circulação e apoio a vários projetos, sejam de colonização ou de aproveitamento de solos, bem como a estudos de transportes, traçados de linhas de transmissão, oleodutos, sistemas de comunicação e uma infinidade de outras atividades, civis ou militares.


A diversificação dessa informação, de suma importância, como mapas, fotografias aéreas, desenhos, perfis, fotoíndices, mosaicos de radar e muitos outros, vem exigindo, dos que trabalham com ela, muito de criatividade na otimização de um sistema visando à atualização. (***)


Os problemas da atualidade mundial, ligados à multiplicação das fontes cartográficas e à procura e recuperação das informações geradas por elas, são evidenciadas no artigo que se comenta a seguir.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

DE CASTRO VELLOSO, Fernando. O Estado da Arte de Informação Cartográfica, a Partir da Análise de Artigo de DOnald A. Wise (Library of Congress, Geography and Map Division, Washington D.C.). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 20, p. 7–11, 1978. DOI: 10.14393/rbcv20n0-56147. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/56147. Acesso em: 29 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.