O Estado da Arte de Informação Cartográfica, a Partir da Análise de Artigo de DOnald A. Wise (Library of Congress, Geography and Map Division, Washington D.C.)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cartografia particularmente no que diz respeito à edição de mapas e atlas constitui-se em material de grande circulação e apoio a vários projetos, sejam de colonização ou de aproveitamento de solos, bem como a estudos de transportes, traçados de linhas de transmissão, oleodutos, sistemas de comunicação e uma infinidade de outras atividades, civis ou militares.
A diversificação dessa informação, de suma importância, como mapas, fotografias aéreas, desenhos, perfis, fotoíndices, mosaicos de radar e muitos outros, vem exigindo, dos que trabalham com ela, muito de criatividade na otimização de um sistema visando à atualização. (***)
Os problemas da atualidade mundial, ligados à multiplicação das fontes cartográficas e à procura e recuperação das informações geradas por elas, são evidenciadas no artigo que se comenta a seguir.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").