Desenvolvimento de Interface para Automação da Coleta de Temperatura Baseada em Redes Multiestação Aplicada ao Monitoramento de Estruturas Empregando-se Estações Totais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O monitoramento geodésico de estruturas através de técnicas como irradiação tridimensional ou trilateração envolve as coletas de temperatura, pressão e umidade para cálculos referentes à correção de primeira-velocidade na medida da distância. Tradicionalmente, estas medidas são realizadas de forma pontual, junto ao equipamento de medida. Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma interface computacional para o uso integrado com a estação total em tempo real, que permite a coleta de valores de temperatura através de uma rede externa sem fio, composta por cinco sensores de temperatura, além do cálculo da correção de primeira velocidade, o qual é aplicado às distâncias medidas durante o levantamento. Para validar a aplicação do sistema proposto (software de interface mais os sensores de temperatura), os resultados de um experimento desenvolvido durante o monitoramento geodésico de uma barragem foram analisados. No processo de medição, foram obtidos diferentes valores de temperatura em cada sensor que compõe a rede, conforme a sua localização espacial na área de estudo, indicando que o uso do sistema proposto permite uma melhor e mais representativa estimativa da temperatura a ser utilizada no cálculo da correção e em tempo real. Resultados para o estudo de caso mostram variações de milímetros na correção, quando esta é comparada com o tradicional processo de mensurar os parâmetros ambientas somente na posição do instrumento de medida.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").