Análise da qualidade geométrica interna de uma poligonal enquadrada utilizando o modelo de ajustamento paramétrico injuncionado e o ajustamento livre
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os levantamentos topográficos tem por finalidade a obtenção da posição de pontos de interesse sobre a superfície terrestre, através de um sistema de referência. Atualmente, quando se utiliza o método da poligonação usa-se como sistema de referência pontos de apoio obtidos por GNSS. Logo, a qualidade posicional dos pontos de apoio influencia diretamente a qualidade das coordenadas da poligonal. Objetivou-se com esse trabalho a realização de uma comparação entre o modelo paramétrico injuncionado e o modelo paramétrico não injuncionado ou ajustamento livre, este último modelo foi seguido da transformação de Helmert. Em ambos os modelos utilizou-se pontos de apoio com diferentes precisões. Realizou-se uma poligonal enquadrada seguindo especificações da NBR13133 para eliminar ou diminuir os erros sistemáticos das observações, bem como: um levantamento geodésico dos pontos de apoio; a construção das rotinas de processamento e os ajustamentos das observações para obtenção dos resultados. No ajustamento livre obteve-se um resultado melhor do que no ajustamento paramétrico injuncionado, quando utilizado pontos de apoio com baixa precisão. Como o modelo paramétrico injuncionado é totalmente dependente da qualidade das injunções, as condições desfavoráveis para a coleta de observações GNSS, como: mata densa; multicaminhamento, distâncias das estações da RBMC, entre outros, influenciam diretamente na qualidade posicional da poligonal utilizada, podendo esta não atingir a precisão requerida. Sendo assim, a aplicação do modelo de ajustamento livre é uma alternativa para realizar o ajustamento quando os pontos de apoio não possuírem uma boa qualidade.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
CARVALHO, Renan de Brito; DE MELO, Paulo Leoncio da Silva; BAHIA, João Gonçalves; BARBOSA, Luiz Guimarães. Análise da qualidade geométrica interna de uma poligonal enquadrada utilizando o modelo de ajustamento paramétrico injuncionado e o ajustamento livre. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 2, p. 629–664, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n2-45401. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45401. Acesso em: 21 abr. 2025.