Análise da qualidade geométrica interna de uma poligonal enquadrada utilizando o modelo de ajustamento paramétrico injuncionado e o ajustamento livre

Conteúdo do artigo principal

Renan de Brito Carvalho
Paulo Leoncio da Silva de Melo
João Gonçalves Bahia
Luiz Guimarães Barbosa

Resumo

Os levantamentos topográficos tem por finalidade a obtenção da posição de pontos de interesse sobre a superfície terrestre, através de um sistema de referência. Atualmente, quando se utiliza o método da poligonação usa-se como sistema de referência pontos de apoio obtidos por GNSS. Logo, a qualidade posicional dos pontos de apoio influencia diretamente a qualidade das coordenadas da poligonal. Objetivou-se com esse trabalho a realização de uma comparação entre o modelo paramétrico injuncionado e o modelo paramétrico não injuncionado ou ajustamento livre, este último modelo foi seguido da transformação de Helmert. Em ambos os modelos utilizou-se pontos de apoio com diferentes precisões. Realizou-se uma poligonal enquadrada seguindo especificações da NBR13133 para eliminar ou diminuir os erros sistemáticos das observações, bem como: um levantamento geodésico dos pontos de apoio; a construção das rotinas de processamento e os ajustamentos das observações para obtenção dos resultados. No ajustamento livre obteve-se um resultado melhor do que no ajustamento paramétrico injuncionado, quando utilizado pontos de apoio com baixa precisão. Como o modelo paramétrico injuncionado é totalmente dependente da qualidade das injunções, as condições desfavoráveis para a coleta de observações GNSS, como: mata densa; multicaminhamento, distâncias das estações da RBMC, entre outros, influenciam diretamente na qualidade posicional da poligonal utilizada, podendo esta não atingir a precisão requerida. Sendo assim, a aplicação do modelo de ajustamento livre é uma alternativa para realizar o ajustamento quando os pontos de apoio não possuírem uma boa qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, R. de B.; DE MELO, P. L. da S.; BAHIA, J. G.; BARBOSA, L. G. Análise da qualidade geométrica interna de uma poligonal enquadrada utilizando o modelo de ajustamento paramétrico injuncionado e o ajustamento livre. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 2, p. 629–664, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n2-45401. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45401. Acesso em: 16 maio. 2022.
Seção
Artigos Originais