AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO MÉTODO DE RELAÇÃO DA LINHA DE REFERÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As medidas de distâncias obtidas com estações totais são influenciadas por diversos fatores, dentre o quais, a refração e o erro de escala. Estes podem ser minimizados entre duas épocas de levantamentos pela aplicação do Método de Relação da Linha de Referência. Entretanto, outras maneiras são utilizadas para se corrigir a distância dos efeitos atmosféricos, podendo-se citar a aplicação das fórmulas adotadas pela International Union of Geodesy and Geophysics (IUGG) e, o ábaco ou as fórmulas que constam em manuais de equipamentos. Com o intuito de se avaliar a eficiência do Método de Relação da Linha de Referência, experimentos foram realizados. A avaliação da precisão das distâncias obtidas pela aplicação desse método foi realizada comparando-se as mesmas com as distâncias corrigidas pelas fórmulas adotadas pela IUGG e pelas fórmulas que constam no manual da estação total Zeiss Elta S20. As diferenças encontradas nesta comparação foram da ordem de milímetros, porém, para fins de levantamentos topográficos, os resultados foram considerados satisfatórios, visto que tais diferenças encontram-se dentro da precisão nominal do equipamento.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
MIRANDA, Fabiani das Dores Abati; VEIGA, Luís Augusto Koenig. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO MÉTODO DE RELAÇÃO DA LINHA DE REFERÊNCIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n1-44851. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44851. Acesso em: 25 abr. 2025.