DINÂMICA SEDIMENTAR DA PRAIA DO PERÓ - CABO FRIO / RJ - NOS ÚLTIMOS 7000 ANOS: ANÁLISE PRETÉRITA E ATUAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetiva-se estudar a dinâmica sedimentar e hidráulica pretérita e atual da praia do Peró usando como parâmetro datações no depósito de paleopraia, fotografias aéreas de diferentes datas de vôo e monitoramento de campo. Através do método de datação cronológica 14C foi possível estabelecer a idade da paleopraia. As fotografias aéreas correspondentes aos anos de 1959, 1976 e 2003 permitiram uma avaliação de curto prazo sobre o comportamento da atual linha de costa, estabelecendo assim, a relação do antigo posicionamento da paleopraia em relação à faixa de preamar atual. Os resultados indicaram que a paleopraia situada no interior da planície costeira apresenta idade 3373 - 3000 cal AP. A variação da linha de costa correspondente ao período de 1959 - 1976 foi de aproximadamente 30 m de acresção e entre 1976 - 2003, a retrogradação foi de 30 m. Neste contexto os resultados alcançados mostraram-se satisfatório para compreensão da dinâmica sedimentar da praia do Peró, município de Cabo Frio - Rio de Janeiro.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DIAS, F. F.; CASTRO, J. W. A.; SEOANE, J. C. S. DINÂMICA SEDIMENTAR DA PRAIA DO PERÓ - CABO FRIO / RJ - NOS ÚLTIMOS 7000 ANOS: ANÁLISE PRETÉRITA E ATUAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n2-43675. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43675. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").