DETECÇÃO DE DESLOCAMENTOS VERTICAIS USANDO GPS EM ÁREAS COSTEIRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diversas análises geotécnicas, tais como recalque e análise de subsidência, demandam um monitoramento rigoroso e preciso das altitudes ou dos deslocamentos verticais. O sistema GPS é um método muito útil na determinação da posi-ção de um ponto na superfície do solo e já vem sendo utilizado para determinação de coordenadas verticais em várias aplicações da engenharia civil em diversas localidades no mundo. Em regiões costeiras, as redes de referência para o monitoramento são implantadas em apenas um dos lados dos pontos de medição, acarretando maiores dificuldades no uso do GPS e tornando-se necessário um estudo mais aprofundado e um planejamento detalhado para se obter a preci-são desejada. O desempenho satisfatório dessa tecnologia para se obter alta precisão nas coordenadas verticais exige alguns condicionantes, relacionados aos satélites e às transmissões dos sinais. O presente artigo discute a aplicabilidade do GPS na detecção de pequenos deslocamentos verticais, considerando a influência do intervalo de tempo de observa-ção, do número de estações de referência e do comprimento da linha de base nos resultados, com relação a um valor tomado como deslocamento real.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DOS SANTOS, Sylvana Melo; ROMÃO, Verônica Maria Costa; SEEBER, Gerd Günter; CABRAL, Jaime Joaquim da Silva Pereira. DETECÇÃO DE DESLOCAMENTOS VERTICAIS USANDO GPS EM ÁREAS COSTEIRAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n2-43674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43674. Acesso em: 10 abr. 2025.