ANÁLISE MORFOLÓGICA DO TERRENO: AS POTENCIALIDADES DOS MODELOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS/PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA - PARFOR/UNIFAP

Conteúdo do artigo principal

Valter Gama Avelar

Resumo

A elaboração de maquetes tridimensionais de relevos contribui na construção de diferentes alternativas para o Ensino de Geografia, sobretudo quanto às disciplinas do trato da geografia física, em especial a Geomorfologia, onde a dificuldade de entendimento de uma gama de conceitos utilizados por esta ciência ainda constitui obstáculos no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas por alunos/professores do Curso de Licenciatura de Geografia da Universidade Federal do Amapá integrantes do Programa Plataforma Freire (PARFOR) durante a realização de oficina para elaboração de maquetes tridimensionais de relevo como ferramenta de apoio didático para auxílio no ensino-aprendizagem da disciplina de Geomorfologia. Uma discussão a respeito do processo cognitivo do aluno, bem como um resgate teórico metodológico sobre a geomorfologia, enfatizando as metodologias de mapeamento geomorfológico e a divisão do relevo foi abordada. Por fim, apresenta-se os métodos e técnicas para a elaboração de maquetes de relevo, culminando com os relatos de experiências vivenciadas pelos alunos durante a construção das maquetes.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Valter Gama Avelar, Universidade Federal do Amapá

Coordenação do Curso de Geografia

Como Citar

AVELAR, Valter Gama. ANÁLISE MORFOLÓGICA DO TERRENO: AS POTENCIALIDADES DOS MODELOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS/PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA - PARFOR/UNIFAP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44678. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44678. Acesso em: 17 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.