ANÁLISE MORFOLÓGICA DO TERRENO: AS POTENCIALIDADES DOS MODELOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS/PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA - PARFOR/UNIFAP
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Resumo
A elaboração de maquetes tridimensionais de relevos contribui na construção de diferentes alternativas para o Ensino de Geografia, sobretudo quanto às disciplinas do trato da geografia física, em especial a Geomorfologia, onde a dificuldade de entendimento de uma gama de conceitos utilizados por esta ciência ainda constitui obstáculos no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas por alunos/professores do Curso de Licenciatura de Geografia da Universidade Federal do Amapá integrantes do Programa Plataforma Freire (PARFOR) durante a realização de oficina para elaboração de maquetes tridimensionais de relevo como ferramenta de apoio didático para auxílio no ensino-aprendizagem da disciplina de Geomorfologia. Uma discussão a respeito do processo cognitivo do aluno, bem como um resgate teórico metodológico sobre a geomorfologia, enfatizando as metodologias de mapeamento geomorfológico e a divisão do relevo foi abordada. Por fim, apresenta-se os métodos e técnicas para a elaboração de maquetes de relevo, culminando com os relatos de experiências vivenciadas pelos alunos durante a construção das maquetes.
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Artigos

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Como Citar
AVELAR, Valter Gama. ANÁLISE MORFOLÓGICA DO TERRENO: AS POTENCIALIDADES DOS MODELOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS/PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA - PARFOR/UNIFAP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44678. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44678. Acesso em: 17 abr. 2025.