ANÁLISE MORFOLÓGICA DO TERRENO: AS POTENCIALIDADES DOS MODELOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS/PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA - PARFOR/UNIFAP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A elaboração de maquetes tridimensionais de relevos contribui na construção de diferentes alternativas para o Ensino de Geografia, sobretudo quanto às disciplinas do trato da geografia física, em especial a Geomorfologia, onde a dificuldade de entendimento de uma gama de conceitos utilizados por esta ciência ainda constitui obstáculos no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas por alunos/professores do Curso de Licenciatura de Geografia da Universidade Federal do Amapá integrantes do Programa Plataforma Freire (PARFOR) durante a realização de oficina para elaboração de maquetes tridimensionais de relevo como ferramenta de apoio didático para auxílio no ensino-aprendizagem da disciplina de Geomorfologia. Uma discussão a respeito do processo cognitivo do aluno, bem como um resgate teórico metodológico sobre a geomorfologia, enfatizando as metodologias de mapeamento geomorfológico e a divisão do relevo foi abordada. Por fim, apresenta-se os métodos e técnicas para a elaboração de maquetes de relevo, culminando com os relatos de experiências vivenciadas pelos alunos durante a construção das maquetes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
AVELAR, V. G. ANÁLISE MORFOLÓGICA DO TERRENO: AS POTENCIALIDADES DOS MODELOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS/PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA - PARFOR/UNIFAP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44678. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44678. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").