GERAÇÃO DE CENÁRIOS DE CRESCIMENTO DA MANCHA URBANA DA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA POR MEIO DA SÉRIE HISTÓRICA DMSP-OLS DE DADOS DE LUZ NORTUNA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Área Metropolitana de Brasília (AMB) é uma nova forma de compreender a área de influência da Capital Federal, proposta para minimizar sobreposição com a Área Metropolitana de Goiânia. Visando compreender as tendências de crescimento e gerar cenários, o presente estudo baseou-se nos dados DMSP-OLS de luz noturna (NTL). Porém, esses dados tendem a superestimar o cálculo de mancha urbana, devido à sua saturação. O índice espectral VANUI é uma solução para reduzir essa saturação, por meio da utilização de dados NDVI. Utilizou-se os dados VANUI da AMB para o período de 2000 a 2013 e verificou-se um crescimento da ordem de 277,27% da mancha urbana ao longo do período. Foi possível gerar cinco cenários, a partir do ajuste de função polinomial de quarta ordem, sendo dois caracterizados por tendência de crescimento acelerado, e três, com tendência de declínio e estagnação do crescimento. Novos estudos devem ser incentivados para melhor compreender a potencialidade dos dados NTL na geração de cenários de crescimento.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
BAPTISTA, Gustavo Macedo de Mello; NASCIMENTO, Maria Elenita Menezes. GERAÇÃO DE CENÁRIOS DE CRESCIMENTO DA MANCHA URBANA DA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA POR MEIO DA SÉRIE HISTÓRICA DMSP-OLS DE DADOS DE LUZ NORTUNA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n5-44424. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44424. Acesso em: 13 abr. 2025.