GERAÇÃO DE CENÁRIOS DE CRESCIMENTO DA MANCHA URBANA DA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA POR MEIO DA SÉRIE HISTÓRICA DMSP-OLS DE DADOS DE LUZ NORTUNA

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Macedo de Mello Baptista
Maria Elenita Menezes Nascimento

Resumo

A Área Metropolitana de Brasília (AMB) é uma nova forma de compreender a área de influência da Capital Federal, proposta para minimizar sobreposição com a Área Metropolitana de Goiânia. Visando compreender as tendências de crescimento e gerar cenários, o presente estudo baseou-se nos dados DMSP-OLS de luz noturna (NTL). Porém, esses dados tendem a superestimar o cálculo de mancha urbana, devido à sua saturação. O índice espectral VANUI é uma solução para reduzir essa saturação, por meio da utilização de dados NDVI. Utilizou-se os dados VANUI da AMB para o período de 2000 a 2013 e verificou-se um crescimento da ordem de 277,27% da mancha urbana ao longo do período. Foi possível gerar cinco cenários, a partir do ajuste de função polinomial de quarta ordem, sendo dois caracterizados por tendência de crescimento acelerado, e três, com tendência de declínio e estagnação do crescimento. Novos estudos devem ser incentivados para melhor compreender a potencialidade dos dados NTL na geração de cenários de crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BAPTISTA, G. M. de M.; NASCIMENTO, M. E. M. GERAÇÃO DE CENÁRIOS DE CRESCIMENTO DA MANCHA URBANA DA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA POR MEIO DA SÉRIE HISTÓRICA DMSP-OLS DE DADOS DE LUZ NORTUNA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44424. Acesso em: 8 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gustavo Macedo de Mello Baptista, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências e Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares

Maria Elenita Menezes Nascimento, Universidade de Brasília

Centro de Excelência em Turismo - CET

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>