ANÁLISE SAZONAL DA RELAÇÃO ENTRE SEQUESTRO DE CARBONO E ILHAS DE CALOR URBANAS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE E BRASÍLIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desse trabalho foi analisar a influência da sazonalidade e da supressão vegetal no aumento de temperatura em grandes metrópoles, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Correlacionar esses parâmetros implica num melhor conhecimento dos impactos associados à expansão dessas cidades, bem como avaliar aspectos ambientais relacionados ao planejamento urbano das mesmas. Por meio dos dados do sensor OLI do Landsat 8 foram obtidos dados do índice CO2flux, o qual detecta o sequestro de carbono. Posteriormente utilizou-se dados do sensor TIRS do mesmo satélite, os quais foram calibrados para obter a temperatura de brilho. Os dois parâmetros foram correlacionados utilizando-se o Coeficiente de Kendall. De modo geral, os resultados tiveram ampla variação do CO2flux e temperatura ao se comparar áreas urbanizadas e não urbanizadas, sendo que a relação estabelecida entre os parâmetros é inversa. As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, apresentaram maior registro de temperatura e menor variação do sequestro de carbono em função da sazonalidade. A diferença sazonal entre os parâmetros para a cidade de Belo Horizonte foi mínima. Já para Brasília, a sazonalidade demonstrou ter uma forte influência, especialmente no comportamento do sequestro de carbono. Ao final, a correlação dos índices comprovou que a relação inversa entre o CO2flux e a temperatura ocorre devido a variação sazonal do balanço de radiação solar recebido e à capacidade fotossintética florestal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TERRA DE OLIVEIRA, M.; GANEM, K. A.; BAPTISTA, G. M. de M. ANÁLISE SAZONAL DA RELAÇÃO ENTRE SEQUESTRO DE CARBONO E ILHAS DE CALOR URBANAS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE E BRASÍLIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n4-44336. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44336. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").