COMPARAÇÃO ENTRE DADOS COM E SEM CORREÇÃO ATMOSFÉRICA NA CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA DA TERRA DE UMA ÁREA DA CAATINGA UTILIZANDO O GOOGLE EARTH ENGINE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil - MapBiomas - é um projeto voltado para a classiï¬cação da cobertura da terra em imagens dos satélites da série Landsat. Em sua coleção 2, que envolve classiï¬cações geradas de 2000 a 2016, o MapBiomas utilizou, de 2013 em diante, imagens do Landsat-8 em reflectância no topo da atmosfera (TOA). As classiï¬cações foram geradas baseadas em uma árvore de decisão deï¬nida empiricamente pela equipe do projeto. No entanto, é importante veriï¬car como as classiï¬cações se comportam após correção atmosférica pelos algoritmos Fast Line-of-sight Atmospheric Analysis of Hypercubes (FLAASH) e Quick Atmosphere Correction (QUAC). Assim, a partir da seleção da carta topográï¬ca SD-23-X-D (Bom Jesus da Lapa - BA), as classiï¬cações foram geradas pelo Code Editor do Google Earth Engine, plataforma de processamento de imagens de satélite em nuvem, que permite a interpretação e análise de uma ampla gama de informações. Em seguida, foi feita uma avaliação da acurácia Ã ï¬ m de identiï¬car o dado que melhor representou as classes mapeadas. O dado em reflectância TOA e os dados corrigidos pelo FLAASH e QUAC, apresentaram, respectivamente, valores do Tau de 55,45%, 68,90% e 64,89%, Kappa de 48,28%, 64,60% e 61,55%, e, exatidão global de 62,88%, 74,09% e 70,74%. Ao ï¬nal, concluiu-se que a correção atmosférica impactou positivamente a classiï¬cação da cobertura da terra da carta SD-23-X-D. A diferença de aproximadamente 4% a menos do QUAC em relação ao FLAASH, torna-o mais apropriado, dada sua menor complexidade e maior rapidez no tempo de processamento.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
GANEM, Khalil Ali; BAPTISTA, Gustavo Macedo de Mello; DA FRANCA ROCHA, Washington de Jesus Sant; VASCONCELLOS, Rodrigo Nogueira; ROSA, Marcos Reis; DE SOUZA, Deorgia Tayane Mendes. COMPARAÇÃO ENTRE DADOS COM E SEM CORREÇÃO ATMOSFÉRICA NA CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA DA TERRA DE UMA ÁREA DA CAATINGA UTILIZANDO O GOOGLE EARTH ENGINE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n6-44310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44310. Acesso em: 7 abr. 2025.