O USO DE FERRAMENTAS DE GEOINFORMAÇÃO NA ESCOLA: DO GOOGLE EARTH AO TERRAVIEW

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Balardino

Resumo

Esse artigo é uma reflexão sobre um projeto pedagógico de ensino de Cartograï¬a realizado durante o ano de 2014 em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Aqui se busca analisar a relação do ensino de cartograï¬a associado às novas tecnologias, refletindo sobre o papel destas e a sua implicação sobre a educação geográï¬ca. Para tal, realizou-se uma associação entre as produções que refletem sobre o papel das novas tecnologias para o ensino de Geograï¬a na escola, enfatizando a alfabetização cartográï¬ca, e a prática realizada no projeto analisado. Assim, esse artigo compreende características de um relato de experiência, buscando vinculá-las à teorização sobre a educação cartográï¬ca e ao uso das ferramentas de geoinformação disponíveis, pensando na perspectiva de que a alfabetização cartográï¬ca pressupõe do estudante a capacidade de, não só ler mapas, mas também ser capaz de reinterpretá-los e produzi-lo. Entende-se que a compreensão e o uso dos Sistemas de Informação Geográï¬cas na escola podem assumir um papel importante na construção de sentidos para o espaço, desvelando suas características e permitindo ao estudante ter maior capacidade de agir sobre ele, tornando-se assim um cidadão.

Downloads

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Gabriel Balardino, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Professor de Geografia na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro Doutorando em Geografia pela PUC-RIO

Como Citar

BALARDINO, Gabriel. O USO DE FERRAMENTAS DE GEOINFORMAÇÃO NA ESCOLA: DO GOOGLE EARTH AO TERRAVIEW. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n10-44297. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44297. Acesso em: 26 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.