SIG NO PLANEJAMENTO DE TRILHAS NO PARQUE ESTADUAL DE CAMPOS DO JORDÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma aplicação de SIG para dar suporte ao planejamento detrilhas ecoturisticas no Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ). Para realizar a modelagem da aplicação adotou-se o paradigma dos quatro universos: Universo do Mundo Real, Universo Conceitual, Universo de Representação e Universo de Implementação. No nível conceitual adotou-se o construtor básico de classes do GMOD/UAPE, dentro de uma abordagem orientada-por-objeto. A formulação dos critérios de analise deu ênfase as restrições ambientais, como a legislação referente a proteção dos recursos naturais e o zoneamento do plano de manejo existente. Utilizou-se o aplicativo Microstation para a aquisição dos dados espaciais e o aplicativo Arc/Info-7.1 para a criação e análise da base de dados geográficos. O aplicativo Arcview-3.0 foi utilizado para compor mapas através do documento View, que permite realizar buscas. Deve-se ressaltar que o fator limitante nessa aplicação foi a falta de dados mais detalhados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DECANINI, M. M. S. SIG NO PLANEJAMENTO DE TRILHAS NO PARQUE ESTADUAL DE CAMPOS DO JORDÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 53, n. 1, 2001. DOI: 10.14393/rbcv53n1-43931. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43931. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").