MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E GUIA DE ROTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo preliminar sobre os métodos usados para avaliação da carga mental de trabalho (CMT) e determinação da usabilidade de interfaces de comunicação de Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA). As interfaces dos SINGRA têm sobrecarregado os sistemas de processamento perceptivo e cognitivo do motorista, devido a ruídos de comunicação e, também, às limitações do sistema humano de processamento de informação. Os SINGRA projetados inadequadamente, quando usados com o automóvel em movimento, podem interferir na tarefa de desempenho principal que é a direção do automóvel. Quanto maior a complexidade da demanda da tarefa secundária, mais elevada é a CMT e, consequentemente, pior é o desempenho da direção. Isto pode ser verificado por meio da avaliação da CMT, com a utilização de métodos de fatores humanos (também compreendidos como métodos de avaliação), tais como os cognitivo comportamentais e os psicofisiológicos. Demanda visual, desempenho da tarefa e índices de CMT são medidas imprescindíveis na avaliação. Finalmente, são apresentadas as principais vantagens e desvantagens dos métodos e medidas para avaliação da CMT relacionada com Sistemas de Navegação e Guia de Rota.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
PUGLIESI, Edmur Azevedo; DECANINI, Mônica Modesta Santos; RAMOS, Ana Paula Marques; TSUCHIYA, Ítalo. MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E GUIA DE ROTA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 3, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n3-44806. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44806. Acesso em: 24 mar. 2025.