MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E GUIA DE ROTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo preliminar sobre os métodos usados para avaliação da carga mental de trabalho (CMT) e determinação da usabilidade de interfaces de comunicação de Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA). As interfaces dos SINGRA têm sobrecarregado os sistemas de processamento perceptivo e cognitivo do motorista, devido a ruídos de comunicação e, também, às limitações do sistema humano de processamento de informação. Os SINGRA projetados inadequadamente, quando usados com o automóvel em movimento, podem interferir na tarefa de desempenho principal que é a direção do automóvel. Quanto maior a complexidade da demanda da tarefa secundária, mais elevada é a CMT e, consequentemente, pior é o desempenho da direção. Isto pode ser verificado por meio da avaliação da CMT, com a utilização de métodos de fatores humanos (também compreendidos como métodos de avaliação), tais como os cognitivo comportamentais e os psicofisiológicos. Demanda visual, desempenho da tarefa e índices de CMT são medidas imprescindíveis na avaliação. Finalmente, são apresentadas as principais vantagens e desvantagens dos métodos e medidas para avaliação da CMT relacionada com Sistemas de Navegação e Guia de Rota.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PUGLIESI, E. A.; DECANINI, M. M. S.; RAMOS, A. P. M.; TSUCHIYA, Ítalo. MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E GUIA DE ROTA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 3, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n3-44806. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44806. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").