ESCALAS DOS MAPAS DE SISTEMAS DE GUIA DE ROTA COMERCIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar e comparar a variação das escalas dos mapas de Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRAs) comerciais, bem como apontar os problemas de comunicação cartográfica destas representações. Três distintos SINGRAs comercias foram avaliados em seis diferentes rotatórias. Os resultados revelam que a variação das escalas ocorre em função da distância restante até a manobra. Todavia, nos casos estudados, não se observou o uso de um conjunto fixo de escalas, tanto na comparação entre sistemas quanto entre manobras realizadas com um mesmo sistema. Nenhuma relação foi encontrada entre a variação das escalas e a complexidade das rotatórias, tal como número de vias de saída. Verificou-se que os mapas comunicam informações relevantes para apoiar os motoristas na tarefa de navegação. Porém, as escalas não são adequadas para a mídia de apresentação, resultando em problemas de legibilidade do tipo coalescência entre símbolos. Observou-se ainda que os sistemas não empregam processos de generalização cartográfica ao reduzirem a escala do mapa, mas apenas realizam a omissão de alguns elementos associados às feições geográficas como, por exemplo, a toponímia de vias. Conclui-se que os três sistemas comerciais avaliados apresentam um excesso de informação no mapa, o qual não é condizente ao limite de armazenamento da memória de trabalho humano, indicando que possa haver uma sobrecarga mental nos motoristas ao interagirem com tais ferramentas. Recomenda-se coletar medidas objetivas e subjetivas com um grupo de motoristas enquanto estes navegarem com tais sistemas para que usabilidade destes seja avaliada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RAMOS, A. P. M.; PUGLIESI, E. A.; DECANINI, M. M. S.; OLIVEIRA, R. F. ESCALAS DOS MAPAS DE SISTEMAS DE GUIA DE ROTA COMERCIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43906. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43906. Acesso em: 11 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").