AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DOS ÍNDICES MORFOMÉTRICOS DE INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DE CARTAS TOPOGRÁFICAS E IMPLICAÇÕES PARA A LEITURA DO RISCO A ENCHENTES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As cartas topográficas são instrumentos utilizados por diversos profissionais das áreas de geociências, engenharias, ou até mesmo das ciências humanas. São produtos que têm de atender a sociedade como um todo e instrumentos primários para o desenvolvimento de trabalhos que tenham necessidade de espacializar a ocorrência de fenômenos geográficos. Desta maneira, no presente trabalho faz-se uma avaliação (relativa) no que se refere à variação dos índices morfométricos obtidos a partir de dados extraídos diretamente de Cartas Topográficas. Mais especificamente, trabalhou-se com cartas nas escalas de 1:50.000 e 1:25.000 da área exemplo, a bacia do Rio Marumbí (PR), que tem seu exultório na cidade de Morretes. É uma área de risco a enchentes e os índices avaliados são cruciais para verificação da probabilidade de se ocorrer eventos dessa natureza. Pode-se ressaltar que na generalização dos dados houve relevante perda de informações para a situação analisada, o que colocaria em risco a avaliação de um profissional planejador. O que se pretendeu fazer não foi exaltar possíveis erros que acometem o mapeamento sistemático brasileiro, mas sim dar indicativo de que as cartas topográficas não podem ser os únicos documentos utilizados para se trabalhar com a extração de feições para estudos ambientais.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").