SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UTILIZANDO A ESTRUTURA DE DADOS GEOGRÁFICOS VETORIAIS - EDGV
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No Brasil, muitas das áreas selecionadas para preservação ambiental incluem em seus limites importantes recursos hídricos. No entanto, mesmo em áreas de preservação integral, a ação antrópica e outros fatores podem afetar e comprometer os recursos hídricos ao longo de suas respectivas bacias. A finalidade deste trabalho é apresentar um Sistema de Informações Geográficas, composto dos elementos necessários ao gerenciamento e preservação dos recursos hídricos em Unidades de Conservação, utilizando a nova Estrutura de Dados Geográficos e Vetoriais (EDGV), homologada, em 2008, pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), com o objetivo de padronizar as estruturas de dados espaciais, facilitando o compartilhamento de dados, a interoperabilidade e a racionalização de recursos entre os produtores e usuários de dados e informação cartográfica. No sistema proposto comprova-se que a organização sistemática em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) dos recursos hídricos e dos diversos elementos e fatores que sobre eles exercem impacto facilita a análise e a conseqüente gestão dos recursos hídricos nas Unidades de Conservação (UC's). Adicionalmente, as informações sediadas no banco de dados associado ao SIG possibilitarão a integração de diversas entidades públicas e privadas que lidam com temas específicos, permitindo a interoperabilidade e cooperação entre elas, além de ratificar que o uso da geotecnologia é uma opção adequada para o melhor gerenciamento das áreas envolvidas. As técnicas e procedimentos utilizados podem ser aplicadas no gerenciamento de recursos hídricos de outras áreas. Utilizou-se a Reserva Biológica União - Rebio União - localizada no Estado do Rio de Janeiro, como estudo de caso.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").