HIGH SPATIAL RESOLUTION IMAGES FOR MONTHLY PIPELINE MONITORING
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do estudo foi propor um procedimento de detecção de mudanças, a partir do mapeamento da cobertura da terra, para o monitoramento mensal de faixa de dutos, com imagens de alta resolução espacial. Selecionou-se um trecho da faixa de dutos Rio de Janeiro-Belo Horizonte (largura de 400m e 30,7km de extensão), localizado em Duque de Caxias e Nova Iguaçu - RJ. Foram utilizadas seis imagens GeoEye (Janeiro a Junho/2010) e elaborado um mapa inicial de cobertura da terra a partir da interpretação visual da imagem de janeiro. As áreas de mudanças foram identificadas por álgebra multitemporal das bandas do vermelho para cada período (Jan/Fev, Fev/Mar, Mar/Abr, Abr/Mai e Mai/Jun). A cobertura da terra nas áreas de mudança foi classificada utilizando as funções de pertinência fuzzy. Os resultados mostram que, no período de seis meses, detectou-se 775.402m2de área de mudança, em uma área total de 11.890.000m2. As maiores mudanças ocorreram para Solo Exposto, Vegetação Rasteira e Cobertura/Solo Exposto. O acerto geral apresentou-se entre 71 e 80%, demonstrando que o procedimento empregado foi adequado para o monitoramento de faixa de dutos. No entanto, a implementação deste procedimento deve considerar a variação dos parâmetros de aquisição da imagem de alta resolução, bem como explorar sua aplicação em diferentes escalas e contextos geográficos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MARQUES, M. L.; FERREIRA, M. V.; RIEDEL, P. S.; DELANEZE, M. E.; BENTZ, C. M. HIGH SPATIAL RESOLUTION IMAGES FOR MONTHLY PIPELINE MONITORING. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44791. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44791. Acesso em: 12 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").