HIGH SPATIAL RESOLUTION IMAGES FOR MONTHLY PIPELINE MONITORING
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do estudo foi propor um procedimento de detecção de mudanças, a partir do mapeamento da cobertura da terra, para o monitoramento mensal de faixa de dutos, com imagens de alta resolução espacial. Selecionou-se um trecho da faixa de dutos Rio de Janeiro-Belo Horizonte (largura de 400m e 30,7km de extensão), localizado em Duque de Caxias e Nova Iguaçu - RJ. Foram utilizadas seis imagens GeoEye (Janeiro a Junho/2010) e elaborado um mapa inicial de cobertura da terra a partir da interpretação visual da imagem de janeiro. As áreas de mudanças foram identificadas por álgebra multitemporal das bandas do vermelho para cada período (Jan/Fev, Fev/Mar, Mar/Abr, Abr/Mai e Mai/Jun). A cobertura da terra nas áreas de mudança foi classificada utilizando as funções de pertinência fuzzy. Os resultados mostram que, no período de seis meses, detectou-se 775.402m2de área de mudança, em uma área total de 11.890.000m2. As maiores mudanças ocorreram para Solo Exposto, Vegetação Rasteira e Cobertura/Solo Exposto. O acerto geral apresentou-se entre 71 e 80%, demonstrando que o procedimento empregado foi adequado para o monitoramento de faixa de dutos. No entanto, a implementação deste procedimento deve considerar a variação dos parâmetros de aquisição da imagem de alta resolução, bem como explorar sua aplicação em diferentes escalas e contextos geográficos.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
MARQUES, Mara Lúcia; FERREIRA, Mateus Vidotti; RIEDEL, Paulina Setti; DELANEZE, Marcelo Elias; BENTZ, Cristina Maria. HIGH SPATIAL RESOLUTION IMAGES FOR MONTHLY PIPELINE MONITORING. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44791. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44791. Acesso em: 25 abr. 2025.