CARACTERIZAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL REMANESCENTE E IMPLICAÇÕES NA CONSERVAÇÃO DA BIOTA NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GOIÁS, REGIÃO CENTRO-OESTE

Conteúdo do artigo principal

Edson Nishi
Francisco Leonardo Tejerina-Garro
Tule César Barcelos Maia

Resumo

Este estudo tem por objetivo realizar uma caracterização da cobertura vegetal remanescente na bacia do ribeirão João Leite, Goiás considerando o tamanho e forma dos fragmentos, o nível de modificação da paisagem e a implicação destes no processo de conservação da biota local. A partir de imagens CBERS 2 foi calculado o tamanho, o índice de Circularidade e o índice Normalizado de Vegetação Remanescente (NRVI) dos fragmentos por cada seção considerada da bacia. Os resultados indicam que dos 77.198,16 ha da área da bacia do ribeirão João Leite, 70,25% está modificada pelos usos diversos com destaque para a atividade agropecuária e 29,75% é formado pela cobertura vegetal remanescente. Os índices de NRVI são negativos em todas as seções indicando uma paisagem modificada. A seção alta que corresponde à cabeceira da bacia apresentou-se mais fragmentada e com deficiência de cobertura vegetal remanescente que as outras seções, as quais apresentam um saldo positivo resultante principalmente da presença de áreas de conservação >1.000 ha. Na bacia há uma predominância de fragmentos com área <5 ha, sendo que entre estes os fragmentos <1 ha apresentam tendência ao formato circular, enquanto que os >1 ha apresentam formas alongadas, sendo que em ambos os casos estes formatos, quando combinados aos tamanhos observados, não se mostram favoráveis à conservação da flora e fauna local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NISHI, E.; TEJERINA-GARRO, F. L.; MAIA, T. C. B. CARACTERIZAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL REMANESCENTE E IMPLICAÇÕES NA CONSERVAÇÃO DA BIOTA NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GOIÁS, REGIÃO CENTRO-OESTE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 4, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n4-43699. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43699. Acesso em: 9 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edson Nishi, PUC-GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Programa de Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Francisco Leonardo Tejerina-Garro, PUC-GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Centro de Biologia Aquática

Tule César Barcelos Maia, PUC-GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Departamento de Engenharia