CARACTERIZAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL REMANESCENTE E IMPLICAÇÕES NA CONSERVAÇÃO DA BIOTA NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GOIÁS, REGIÃO CENTRO-OESTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem por objetivo realizar uma caracterização da cobertura vegetal remanescente na bacia do ribeirão João Leite, Goiás considerando o tamanho e forma dos fragmentos, o nível de modificação da paisagem e a implicação destes no processo de conservação da biota local. A partir de imagens CBERS 2 foi calculado o tamanho, o índice de Circularidade e o índice Normalizado de Vegetação Remanescente (NRVI) dos fragmentos por cada seção considerada da bacia. Os resultados indicam que dos 77.198,16 ha da área da bacia do ribeirão João Leite, 70,25% está modificada pelos usos diversos com destaque para a atividade agropecuária e 29,75% é formado pela cobertura vegetal remanescente. Os índices de NRVI são negativos em todas as seções indicando uma paisagem modificada. A seção alta que corresponde à cabeceira da bacia apresentou-se mais fragmentada e com deficiência de cobertura vegetal remanescente que as outras seções, as quais apresentam um saldo positivo resultante principalmente da presença de áreas de conservação >1.000 ha. Na bacia há uma predominância de fragmentos com área <5 ha, sendo que entre estes os fragmentos <1 ha apresentam tendência ao formato circular, enquanto que os >1 ha apresentam formas alongadas, sendo que em ambos os casos estes formatos, quando combinados aos tamanhos observados, não se mostram favoráveis à conservação da flora e fauna local.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
NISHI, E.; TEJERINA-GARRO, F. L.; MAIA, T. C. B. CARACTERIZAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL REMANESCENTE E IMPLICAÇÕES NA CONSERVAÇÃO DA BIOTA NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GOIÁS, REGIÃO CENTRO-OESTE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 4, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n4-43699. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43699. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").