COMPOSIÇÃO DE UMA BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL ALIADA À GESTÃO PARTICIPATIVA DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ - AMAZONAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a aplicação de uma metodologia específica para a composição e atualização de uma base cartográfica digital para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no estado do Amazonas, especificamente em um segmento de área denominado "várzea do médio Solimões" na Amazônia brasileira. A metodologia aplicada tem como base a complementaridade entre as especificidades de três sensores orbitais (SRTM/InSAR, TM/Landsat 5 e Ikonos II) e entrevistas semi-estruturadas com gestores da Reserva. A aquisição de uma base cartográfica digital precisa, que possa ser utilizada em um Sistema de Informações Geográficas (SIG), é um instrumento importante de suporte ao planejamento e à gestão de Unidades de Conservação, tanto na fase de elaboração do Plano de Manejo dessas Unidades quanto posteriormente no processo de implementação das diretrizes e normas do respectivo Plano. No Brasil ainda há muitas Unidades de Conservação sem um Plano de Manejo ou sem implementá-lo, contexto que demanda maior investimento em geotecnologias por parte das instituições responsáveis pela conservação dos recursos naturais, seja em Unidades de Conservação, seja no território brasileiro em geral.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").