COMPOSIÇÃO DE UMA BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL ALIADA À GESTÃO PARTICIPATIVA DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ - AMAZONAS

Conteúdo do artigo principal

Josimara Martins Dias
Newton Müller Pereira
Adalene Moreira Silva

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a aplicação de uma metodologia específica para a composição e atualização de uma base cartográfica digital para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no estado do Amazonas, especificamente em um segmento de área denominado "várzea do médio Solimões" na Amazônia brasileira. A metodologia aplicada tem como base a complementaridade entre as especificidades de três sensores orbitais (SRTM/InSAR, TM/Landsat 5 e Ikonos II) e entrevistas semi-estruturadas com gestores da Reserva. A aquisição de uma base cartográfica digital precisa, que possa ser utilizada em um Sistema de Informações Geográficas (SIG), é um instrumento importante de suporte ao planejamento e à gestão de Unidades de Conservação, tanto na fase de elaboração do Plano de Manejo dessas Unidades quanto posteriormente no processo de implementação das diretrizes e normas do respectivo Plano. No Brasil ainda há muitas Unidades de Conservação sem um Plano de Manejo ou sem implementá-lo, contexto que demanda maior investimento em geotecnologias por parte das instituições responsáveis pela conservação dos recursos naturais, seja em Unidades de Conservação, seja no território brasileiro em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DIAS, J. M.; PEREIRA, N. M.; SILVA, A. M. COMPOSIÇÃO DE UMA BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL ALIADA À GESTÃO PARTICIPATIVA DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ - AMAZONAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n1-43667. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43667. Acesso em: 3 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Josimara Martins Dias, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Geociências

Newton Müller Pereira, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Geociências

Adalene Moreira Silva, UNB - Universidade de Brasília

Instituto de Geociências