ZONEAMENTOS AMBIENTAIS: QUANDO UMA UNIDADE TERRITORIAL PODE SER CONSIDERADA HOMOGÊNEA?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em zoneamento ambiental delimitam-se unidades territoriais que, para definição de diretrizes, são consideradas homogêneas. No entanto, reconhece-se que há uma variabilidade interna não representada em mapa, particular a cada uma delas, seja na composição, arranjo ou função ambiental. Este estudo tem como objetivo apresentar uma estratégia metodológica para obtenção das zonas a partir da integração de dados ambientais espacializados com informações quantitativas sobre as relações espaciais entre esses dados, de forma a determinar o grau de homogeneidade da área amostral. Foi usada uma base de dados em Sistema de Informações Geográficas, associada a técnicas de análise de agrupamento hierárquico de Ward e análise de correspondência. O estudo de caso foi a bacia hidrográfica do alto rio Taquari (MS/MT). Pelo método aplicado, para garantir a expressão de 90% (R2 = 0,90) da variabilidade das informações da área de estudo foram determinadas 8 zonas. Na zona mais homogênea variabilidade interna medida pela inércia foi de 4,2, enquanto na zona menos homogênea a inércia foi de 10,8. Foram também determinadas as variáveis com maior contribuição na definição da unidade, bem como suas similaridades e a hierarquia entre zonas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SILVA, J. dos S. V. da; CARVALHO, J. R. P.; DOS SANTOS, R. F.; FELGUEIRAS, C. A. ZONEAMENTOS AMBIENTAIS: QUANDO UMA UNIDADE TERRITORIAL PODE SER CONSIDERADA HOMOGÊNEA?. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n1-43963. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43963. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").