Educação Física Escolar, pensamento freireano e pedagogia crítico-libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71968

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Libertadora, Pedagogia Crítica, Educação Física Escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como o pensamento freireano constituiu uma pedagogia crítico-libertadora nas aulas de Educação Física Escolar a partir dos trabalhos científicos disponíveis na sala Paulo Freire, organizada pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no ano de 2021, e de publicações realizadas entre 2022 e 2023. Após a análise do material empírico, foram encontradas 111 pesquisas entre textos curriculares, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros e capítulos de livros. Esses trabalhos foram divididos em quatro categorias temáticas, sendo elas: legado do pensamento freireano para a Educação Física Escolar; bases epistemológicas da educação libertadora na Educação Física Escolar; currículo crítico-libertador da Educação Física; e experiências político-pedagógicas da Educação Física inspiradas no pensamento freireano. Conclui-se que é irrefutável a importância e o legado da teoria freireana para a organização de uma prática político-pedagógica crítica na Educação Física Escolar e na feitura de pesquisas participativas e dialógicas na área atualmente.

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Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; com estágio pós-doutoral pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

MALDONADO, D. T. Educação Física Escolar, pensamento freireano e pedagogia crítico-libertadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 38–59, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71968. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71968. Acesso em: 22 jul. 2024.

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