CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E ALUNOS DE 9º ANO SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: CONVERGÊNCIAS/DIVERGÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.225-235Palabras clave:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteResumen
O objetivo deste artigo é tecer considerações e reflexões a respeito das crenças de uma professora e dez alunos sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública. Para isso, primeiro discorro sobre o Paradigma da Complexidade, identificando a sala de aula como um sistema adaptativo complexo. Em seguida, discuto brevemente alguns conceitos sobre crenças a partir de alguns estudiosos da área. Para a discussão dos dados utilizei como instrumento de coleta questionários fechados. Concluo com as minhas considerações sobre como as crenças dos alunos facilitam ou inibem o processo de aprender e quais crenças se mostraram em comum tanto nos alunos quanto na professora.Descargas
Citas
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