CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR PARA A ABORDAGEM DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

  • Lidiane Aparecida Alves PMU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.32-41

Palabras clave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumen

Para romper com visões estereotipadas sobre a Ãfrica, os africanos, e os afrodescendentes, além do desconhecimento de uma grande parte da população brasileira sobre sua ancestralidade, bem como para contribuir com o rompimento da perpetuação das desigualdades e preconceitos que historicamente atingiu a população indígena e afrodescendente brasileira, os avanços legais são imprescindíveis. Neste sentido, ressalta-se a contribuição das Políticas de Ações Afirmativas para as Populações Negras, onde se insere a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino o dia 20 de novembro como 'Dia Nacional da Consciência Negra' e a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e a lei nº 11.645, de 10 março de 2008, que acrescenta à História e Cultura Afro-Brasileira a Indígena. Entretanto, não bastam os instrumentos legais, é preciso que as leis peguem e, sobretudo que sejam bem aplicadas. Assim, são vários os desafios para se trabalhar a temática "História e Cultura AfroBrasileira e Indígena", dentre os quais destaca-se a falta de formação e/ou orientação teórica sobre o assunto por parte de muitos professores, não somente de História, mas também de outras disciplinas, como a Geografia, que não é mencionada na legislação, mas que igualmente tem um grande papel para o entendimento e a mudança da sociedade. No nível da educação básica, nomeadamente no ensino fundamental II, ressalta-se a pertinência de que os conteúdos inerentes à "História e Cultura AfroBrasileira e Indígena" sejam trabalhados pelas diferentes áreas do conhecimento, abordando a cultura (as danças, as músicas, os ritmos, festas e as cores alegres e vibrantes com que os africanos se vestem e se pintam etc) em suas várias perspectivas, considerando suas variações, as influências e transformações que sofreram. Além disso, também devem ser abordados temas pouco explorados como as religiões africanas, assim como deve-se avançar para além dos aspectos culturais e considerar questões como a participação dos negros na pesquisa, ciência e tecnologia. Diante do exposto, e considerando a vivência em sala de aula do ensino fundamental II, o presente relato aborda as dificuldades para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2004, sobretudo considerando a necessidade do desenvolvimento de trabalhos, pelo menos, interdisciplinares. Ressalta-se que no âmbito da disciplina Geografia, sobretudo considerando os conteúdos trabalhados nos sétimos anos, nomeadamente no que concerne a formação da população busca-se tratar da "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Neste sentido, ressalta-se a busca pelo conhecimento das origens, isto é, da ancestralidade africana, tanto nos aspectos genéticos como culturais, além disso, aborda-se a forma de desenvolvimento excludente, que explica as atuais desigualdades étnicas e socioeconômicas presente tanto na Ãfrica como no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática 'História e Cultura Afro-Brasileira', e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 10 dez. 2003. P. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC/SECAD, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC/SECAD, 2009.

CASTRO, T. de. África: geohistória, geopolítica e relações internacionais. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1979.

CHAGAS, W. F. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da Paraíba. Educ. Real. vol.42 no.1 Porto Alegre Jan./Mar. 2017. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661125>. Acesso em 29 set. 2017.

FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes. 3ª ed. São Paulo: Ática (Ensaios 34). 1978.

FERNANDES, F.; PEREIRA, J. B. B.; NOGUEIRA, O. A questão racial brasileira vista por três professores. Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 168-179, dez./fev. 2005-2006.

HOBSBAWM, E.. Todo o povo tem história. In: ______. Sobre história: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 185-192.

LIMA, A. B. História da África em sala de aula: diversidade e tradição oral. In: ROSSATO, L.; SILVA, C. B. da; SILVA, M. da (Org.). Experiência de Ensino de História no Estágio Supervisionado. Florianópolis: Ed. da Udesc, 2011. p. 289-307.

MACHADO, C. E. D.; LORAS, A. B. Gênios da humanidade: ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente, EDUEL, Londrina, PR, 2017.

SANSONE, L. Da África ao Afro: uso e abuso da África entre os intelectuais e na cultura popular brasileira durante o século XX. Afro-Ásia, 27, p.249-250. Salvador, Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), 2002.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção - 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SAVIANI, D. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EccoS Revista Científica, vol. 10, núm. p. 147-167. Esp, julho, 2008.

Publicado

2018-04-28

Cómo citar

ALVES, L. A. CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR PARA A ABORDAGEM DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 32–41, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.32-41. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41935. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.