Estado do conhecimento:
um olhar para o trabalho do professor alfabetizador (2010-2021)
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.75345Palavras-chave:
Trabalho docente, Alfabetização, Professores alfabetizadoresResumo
Este artigo trata-se de um levantamento bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, que teve como objetivo categorizar as pesquisas sobre o trabalho docente dos professores alfabetizadores. O recorte temporal utilizado para a busca por trabalhos para esse estudo contempla os anos de 2010 a 2021. Foram utilizadas como bases de dados os catálogos de pesquisa do IBICT e da CAPES, e os anais da ANPED e da ABAlf. A partir do levantamento realizado, nota-se que há uma baixa produção científica que aborda como tema central as questões relacionadas ao trabalho dos professores alfabetizadores para além das dimensões didáticas e pedagógicas. Tal constatação valida a necessidade desta pesquisa e destaca a contribuição dela ao campo científico, uma vez que o trabalho é visto como categoria fundamental para a compreensão das relações estabelecidas socialmente, bem como o trabalho docente como categoria central para a compreensão das relações que perpassam o trabalho no ambiente escolar constituído a partir de múltiplos elementos históricos, sociais, econômicos e políticos.
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