O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

investigação em uma escola de rede municipal

Authors

  • Dedilene Alves de Jesus-Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0380-3146
  • Rosemilla Patrícia Oliveira
  • Thenner Freitas da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73237

Keywords:

Português

Abstract

This article presents the guiding question “How does the literacy process happen in Youth and Adult Education (YAE)?”, seeking, based on field research in the only school that offers YAE in a municipality in Campo das Vertentes (MG) , report this reality and relate it to public educational policies for the literacy process of this modality in the early years. The study is justified by the scarce research on literacy in YAE – despite its essential role in repairing history and guaranteeing access to education, a right for everyone.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1970.

BELEZA, J,O.; NOGUEIRA, E.M.L. Contexto Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, Manaus, v.4, n.2, p.107-126, jul./dez. 2020. Disponível em https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/7958. Acesso em 01 ago. 2023.

BRAGA JUNIOR, A.S.; SILVA, T.S.; GUEDES, L.N.A. Relato de experiência estágio na Educação de Jovens e Adultos: Vivenciando os desafios da EJA numa escola da periferia de Breves, PA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Pará, v.07, n.05, p.141-150, set. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/estagio-na-educacao. Acesso em: 01 ago. 2023.

BRASIL. Constituição (1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 24 de fevereiro de 1891. Rio de Janeiro, 1891. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao91.htm. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 16 de Julho de 1934. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n° 1, de 5 de julho de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.0005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 11 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/. Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL Ministério da Educação. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, 2023. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11556.htm. Acesso em 10 mar. 2024.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Educação e mudança. 22° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100016

FUCK, I.T. Alfabetização de Adultos: Relato de uma experiência pós-construtivista. 12° ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

GADOTTI, M. Educação de Adultos como Direito Humano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4° ed. LTC, 2004.

GOUVEIA, Daniele da Silva Maia; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. A formação educacional na EJA: dilemas e representações sociais. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte , v. 17, n. 3, p. 749-767, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172015170310

MELLO, P.E.D. Programas de materiais didáticos para a EJA no Brasil (1996-2014): trajetória e contradições. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n.1, p.80-99, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p80-99

NAIFF, L.A.M.; NAIFF, D.G.M. Educação de Jovens e Adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais. Psicologia & Sociedade, Recife, v.20, n.3, p.402-407, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000300010

OLIVEIRA, S.F.S. Alfabetização, letramento e Educação de Jovens e Adultos (EJA): caminhos e descaminhos. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. Disponível em https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7958. Acesso em: 30 out. 2023.

SILVA, J.L. A (QUASE) invisibilidade da Educação de Jovens e Adultos na Política Nacional de Alfabetização: marginalização e luta pelo direito à educação. Revista Educação e Políticas em Debate, v.10, n.2, p.716-732, mai./ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60074

SILVA, J.C.S.; BIANCO, G.; SILVEIRA, D.P.; GOMES, R.V.; VEIGA, D.J.S.; SCHEFFER, D.C.D. A dimensão afetiva no processo de alfabetização de jovens e adultos. Research, Society and Development, v.10, n.3, p.1-8, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13524

SIQUEIRA, André Boccasius. O retorno de jovens e adultos aos estudos formais após 20, 30, 40 anos. Poiésis, Tubarão, v.2, n.1, p.33-43, jan/jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.19177/prppge.v2e3200932-43

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1 ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Editora Contexto, 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16890.097

ZANTEN, A. Dicionário de Educação. Petrópolis: Vozes, 2011.

Published

2024-10-01

How to Cite

JESUS-OLIVEIRA, D. A. de; OLIVEIRA, R. P.; FREITAS DA CUNHA, T. O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA): investigação em uma escola de rede municipal . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73237. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73237. Acesso em: 21 nov. 2024.