O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
investigação em uma escola de rede municipal
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73237Palavras-chave:
Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização na EJA, Políticas públicas educacionaisResumo
Este artigo apresenta a questão norteadora “Como acontece o processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)?”, buscando, a partir de uma pesquisa de campo na única escola que oferta EJA em um município do Campo das Vertentes (MG), relatar essa realidade e relacioná-la às políticas públicas educacionais para o processo de alfabetização dessa modalidade nos anos iniciais da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizamos estudiosos da área de alfabetização (Ferreiro e Teberosky, 1999; Soares, 2016, 2021), bem como aqueles voltados para a Educação de Jovens e Adultos (Freire, 1994, 1998, 2000; Gadotti, 2009). O estudo se justifica pelas escassas pesquisas sobre a alfabetização na EJA – mesmo com seu papel essencial na reparação histórica e garantia do acesso à educação, um direito de todos. Foi realizada uma pesquisa que constou de entrevista semiestruturada com a professora alfabetizadora e observação participante na turma de alfabetização da EJA, apontando resultados que vislumbram a necessidade de maior investimento em políticas públicas para o segmento.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1970.
BELEZA, J,O.; NOGUEIRA, E.M.L. Contexto Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, Manaus, v.4, n.2, p.107-126, jul./dez. 2020. Disponível em https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/7958. Acesso em 01 ago. 2023.
BRAGA JUNIOR, A.S.; SILVA, T.S.; GUEDES, L.N.A. Relato de experiência estágio na Educação de Jovens e Adultos: Vivenciando os desafios da EJA numa escola da periferia de Breves, PA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Pará, v.07, n.05, p.141-150, set. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/estagio-na-educacao. Acesso em: 01 ago. 2023.
BRASIL. Constituição (1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 24 de fevereiro de 1891. Rio de Janeiro, 1891. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao91.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 16 de Julho de 1934. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n° 1, de 5 de julho de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.0005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/. Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL Ministério da Educação. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, 2023. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11556.htm. Acesso em 10 mar. 2024.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Educação e mudança. 22° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100016
FUCK, I.T. Alfabetização de Adultos: Relato de uma experiência pós-construtivista. 12° ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
GADOTTI, M. Educação de Adultos como Direito Humano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4° ed. LTC, 2004.
GOUVEIA, Daniele da Silva Maia; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. A formação educacional na EJA: dilemas e representações sociais. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte , v. 17, n. 3, p. 749-767, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172015170310
MELLO, P.E.D. Programas de materiais didáticos para a EJA no Brasil (1996-2014): trajetória e contradições. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n.1, p.80-99, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p80-99
NAIFF, L.A.M.; NAIFF, D.G.M. Educação de Jovens e Adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais. Psicologia & Sociedade, Recife, v.20, n.3, p.402-407, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000300010
OLIVEIRA, S.F.S. Alfabetização, letramento e Educação de Jovens e Adultos (EJA): caminhos e descaminhos. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. Disponível em https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7958. Acesso em: 30 out. 2023.
SILVA, J.L. A (QUASE) invisibilidade da Educação de Jovens e Adultos na Política Nacional de Alfabetização: marginalização e luta pelo direito à educação. Revista Educação e Políticas em Debate, v.10, n.2, p.716-732, mai./ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60074
SILVA, J.C.S.; BIANCO, G.; SILVEIRA, D.P.; GOMES, R.V.; VEIGA, D.J.S.; SCHEFFER, D.C.D. A dimensão afetiva no processo de alfabetização de jovens e adultos. Research, Society and Development, v.10, n.3, p.1-8, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13524
SIQUEIRA, André Boccasius. O retorno de jovens e adultos aos estudos formais após 20, 30, 40 anos. Poiésis, Tubarão, v.2, n.1, p.33-43, jan/jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.19177/prppge.v2e3200932-43
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1 ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Editora Contexto, 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16890.097
ZANTEN, A. Dicionário de Educação. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.