Royal Shakespeare Company apresenta #dream40

Ensinando Shakespeare através das redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-12

Palavras-chave:

Adaptação, Shakespeare, Intermidialidade, Redes sociais, #dream40

Resumo

William Shakespeare é um dos autores mais importantes da língua inglesa e faz parte de inúmeros currículos escolares. Porém, ler Shakespeare em sala de aula pode ser um desafio para alunos e professores. Adaptações da literatura para as redes sociais, como é o caso de #dream40, uma produção da Royal Shakespeare Company, permanecem pouco exploradas em ambientes escolares. Neste artigo, essa produção é apresentada como uma possível aliada no esforço de aproximar o cânone inglês da realidade dos estudantes, tornando o Bardo mais atraente e acessível, já que se trata de uma produção que usa de mecânicas que fazem parte da rotina da maior parte dos estudantes nas plataformas de redes sociais, como a hashtag que aparece já no título dessa produção, além de ser intimamente alinhada a nosso paradigma contemporâneo de visão do mundo.

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Biografia do Autor

Clara Matheus Nogueira, PósLit UFMG

Cursa doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e mestrado em Estudos Literários pela mesma instituição (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptação, Shakespeare e Redes Sociais.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

NOGUEIRA, C. M. Royal Shakespeare Company apresenta #dream40: Ensinando Shakespeare através das redes sociais. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 207–217, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57603. Acesso em: 23 nov. 2024.