A construção da subjetividade surda pela falta/presença da língua: uma análise foucaultiana
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-3Keywords:
Surdo, Libras-Língua de Sinais brasileira, Formações discursivas, Subjetividade, Objetos DiscursivosAbstract
Realizando uma incursão nos estudos sobre a surdez, observamos que, ao longo da história da humanidade, os surdos foram colocados em vários lugares sociais, provocando uma definição difusa de sujeito, que ora é deficiente auditivo, ora é componente de um povo, o povo surdo produtor de uma cultura própria, a cultura surda, que em nada se assemelha ao sujeito que a medicina nomeou. Este artigo tem como objetivo analisar como esses dois discursos - de "deficiente auditivo" e de "povo surdo" - são construídos discursivamente, engendrando as (novas) subjetividades surdas. Como metodologia de trabalho, elegemos seis enunciados a respeito das pessoas que têm surdez e que se comunicam através da língua de sinais, procedendo a uma análise desses discursos na perspectiva adotada por Foucault na obra Arqueologia do Saber. O referencial teórico adotado auxiliou a observar o processo de produção de objetos no contexto dessas formações discursivas. Os seis enunciados analisados exemplificam três formações discursivas aparentemente distintas, mas cujo objeto de discurso é o mesmo: o sujeito surdo. Os resultados coletados permitiram perceber que cada formação discursiva sobre a "não-audição" reverbera sobre seus sujeitos, produzindo enunciados que se influenciam mutuamente em relação aos objetos que formam. Sendo assim, pudemos observar que, mesmo parcialmente, os Estudos Surdos atuais estão reivindicando para a Comunidade Surda a construção/implementação de novos saberes a respeito de si, os quais fundamentarão seu próprio discurso, numa tentativa, talvez, de constituição de um sujeito diferente do que é relacionado nos discursos produzidos pelos outros não-surdos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-03
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.
How to Cite
A construção da subjetividade surda pela falta/presença da língua: uma análise foucaultiana. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 3, p. 28–44, 2016. DOI: 10.14393/LL65-v32n3a2016-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33207. Acesso em: 5 dec. 2025.






