Experiências socioculturais simbólicas

Gerando memórias e tecendo histórias da infância à velhice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/

Palavras-chave:

Experiências socioculturais simbólicas, Memórias, Letramento literário, Terceira idade, Referências sociais

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel das experiências socioculturais simbólicas por meio de obras artístico-literárias ao longo da vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica com um grupo de senhoras participantes de um projeto de extensão universitária voltado para a terceira idade. Buscou-se identificar as memórias de objetos artístico-literários que compõem o repertório cultural das participantes em experiências passadas, observando que tipos de associações elas estabelecem entre essas experiências socioculturais e as obras recordadas. O conteúdo analisado aponta para a existência de um processo de letramento literário que foi sendo construído através dessas experiências, caracterizado, predominantemente, pela sua natureza oral, coletiva e extraescolar, desde a infância até a velhice das participantes. Essas características estão diretamente relacionadas ao contexto sócio-histórico no qual elas estiveram inseridas no passado e ao contexto no qual estão inseridas atualmente. No que diz respeito à terceira idade, as experiências socioculturais, compartilhadas no contexto do projeto de extensão, ajudam a formar referências sociais positivas que apontam para a vivência de uma velhice mais ativa e significativa.

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Biografia do Autor

  • Cleideni Alves do Nascimento Acco, Universidade do Estado da Bahia

    Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - Campus X. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha Educação e Linguagem (2024). Atua, principalmente, na área dos estudos literários com ênfase no letramento literário como prática sociocultural. Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Educação – POGEDUC.

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Envelhecimento na Contemporaneidade: desafios e potencialidades

Categorias

Como Citar

Experiências socioculturais simbólicas: Gerando memórias e tecendo histórias da infância à velhice. Letras & Letras, Uberlândia, v. 41, n. único, p. e04105 | p. 1–21, 2025. DOI: 10.14393/. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/77343. Acesso em: 12 dez. 2025.

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