Letramentos no contexto da educação hospitalar

Autores

  • Itamara Peters Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-12

Palavras-chave:

Letramento, Ensino de Língua Portuguesa, Educação hospitalar

Resumo

Este estudo aborda as concepções de letramento que emergem do discurso dos professores que atuam na área de Linguagem no Serviço de Atendimento à Rede Escolarização Hospitalar (SAREH) do Paraná, instrumentalizado pela aplicação de um questionário aos professores que atuam nesse contexto. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender de que modo o ensino da Língua Portuguesa é abordado no SAREH, a fim de elaborar orientações teórico-metodológicas para os docentes que atuam nessa área. Pauta-se metodologicamente na abordagem qualitativa e no estudo de caso, tomando como ferramenta de geração de dados o questionário misto, com questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado em nove unidades hospitalares conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, para dez professores da área de Códigos e Linguagem. A análise do material coletado foi feita com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de categorias estabelecidas durante a observação dos dados. O trabalho tem como referencial teórico de base estudos sobre letramento, sua escolarização e seu desmembramento na educação escolar hospitalar. Para este texto, a finalidade é investigar as representações sobre letramento que emergem dos discursos dos referidos docentes em 2015. Busca-se, assim, contribuir para os estudos acerca dos processos de letramento no programa de escolarização hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamara Peters, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Docente de língua portuguesa no programa SAREH/SEED- Paraná no Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba. Membro do GP DIALE (CNPq/UENP).

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

PETERS, I.; BARROS, E. M. D. de. Letramentos no contexto da educação hospitalar. Letras & Letras, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 252–279, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/14. Acesso em: 27 maio. 2022.