Experiências socioculturais simbólicas
Gerando memórias e tecendo histórias da infância à velhice
DOI:
https://doi.org/10.14393/Palavras-chave:
Experiências socioculturais simbólicas, Memórias, Letramento literário, Terceira idade, Referências sociaisResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel das experiências socioculturais simbólicas por meio de obras artístico-literárias ao longo da vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica com um grupo de senhoras participantes de um projeto de extensão universitária voltado para a terceira idade. Buscou-se identificar as memórias de objetos artístico-literários que compõem o repertório cultural das participantes em experiências passadas, observando que tipos de associações elas estabelecem entre essas experiências socioculturais e as obras recordadas. O conteúdo analisado aponta para a existência de um processo de letramento literário que foi sendo construído através dessas experiências, caracterizado, predominantemente, pela sua natureza oral, coletiva e extraescolar, desde a infância até a velhice das participantes. Essas características estão diretamente relacionadas ao contexto sócio-histórico no qual elas estiveram inseridas no passado e ao contexto no qual estão inseridas atualmente. No que diz respeito à terceira idade, as experiências socioculturais, compartilhadas no contexto do projeto de extensão, ajudam a formar referências sociais positivas que apontam para a vivência de uma velhice mais ativa e significativa.
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