Uma análise da aplicação de sistemas de memórias na tradução de textos jurídicos: o caso das procurações
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n1a2016-5Palavras-chave:
sistemas de memórias de tradução, procuração, formação de tradutoresResumo
Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo que tem por meta investigar os possíveis efeitos da adoção dos sistemas de memórias de tradução na prática do tradutor em formação. De modo específico, o objetivo é analisar o emprego de um sistema de memória (Wordfast Classic) na tradução (inglês/português) de um texto de teor jurídico (procuração) realizada por estudantes do penúltimo ano de graduação em tradução. Com base em um estudo teórico sobre a concepção e o uso de sistemas de memórias em tradução, avaliou-se um total de dezoito traduções, sendo metade delas realizadas com essa ferramenta e a outra metade sem essa tecnologia. Os resultados indicam um maior índice de semelhança entre as traduções realizadas com o sistema Wordfast. Apesar da pequena escala deste estudo, concluímos que tal fato pode ser resultante do trabalho controlado e delimitado pela ferramenta utilizada pelo tradutor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.