A recepção de Filoctetes, de Sófocles, em Ramom, o Filoteto americano, de Escobar, no contexto da Ditadura Militar brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-54

Palavras-chave:

Filoctetes, Sófocles, Carlos Henrique Escobar, América Latina, Ditadura Militar

Resumo

Este artigo tem por objetivo apontar aspectos da recepção da tragédia grega Filoctetes (409 a.C.), de Sófocles, pelo dramaturgo brasileiro Carlos Henrique Escobar, que retoma o texto grego e o mito do herói arqueiro em sua reescritura moderna Ramom, o Filoteto Americano (1976). Escobar escreve seu texto em plena Ditadura Militar, em 1975, e o publica no ano seguinte, ainda na mesma década em que, conforme Figueiredo (2015), com o aumento da censura e da violência do regime devido ao AI-5, o teatro brasileiro vivia sob coação. Ambientada no Alto Peru, atual Bolívia, durante o movimento de luta por independência do domínio espanhol, a peça de Escobar retoma o mito de Filoctetes e a tragédia sofocliana privilegiando o tema da opressão, a fim de enfatizar a necessidade de combatê-la.

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Biografia do Autor

Marciana Alves de Sousa, Instituto Federal do Ceará

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará. 

Orlando Luiz de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Professor Associado IV de Língua, Literatura Grega e História do Teatro da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

SOUSA, M. A. de; ARAÚJO, O. L. de. A recepção de Filoctetes, de Sófocles, em Ramom, o Filoteto americano, de Escobar, no contexto da Ditadura Militar brasileira. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4054 | p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-54. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/73646. Acesso em: 18 dez. 2024.