Os Saltimbancos
Uma leitura literária “sociológica” em Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v36nEsp-2020-5Palavras-chave:
Leitura literária, Poética sociológica, Teatro dialético, Chico Buarque de Hollanda, Os SaltimbancosResumo
Os Saltimbancos (BUARQUE, 1977) revela-se a construção de um teatro dialético. Mesmo sendo construída num instante histórico em que já se falava em abertura política, a obra traz à tona a rearticulação popular na representação dos discursos dos animais. Assim, apoiados em Medviédev (2014), lançamos uma leitura crítica, de modo a privilegiarmos os seus encadeamentos estéticos em consonância dialética com os elementos externos sugeridos no entorno de seu contexto político e social. Desta forma, alguns conceitos marxistas que se constatam no plano simbólico da obra, como “trabalho alienado”, “não-identificação”, “ócio” e “emancipação” são discutidos, a partir da representação das ações dos personagens. Tal procedimento de leitura também faz as devidas aproximações entre os textos que fundamentam a adaptação Os Saltimbancos, como o conto alemão dos Irmãos Grimm “Die Bremer Stadtmusikanten” (“Os músicos de Bremen”) e o musical italiano I Musicanti di Brema, de Sérgio Bardotti e Luís Enriquez Bacalov.
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