Dorival Caymmi

Um doce bárbaro e seus meios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-25

Palavras-chave:

Dorival Caymmi, canção popular, Doces bárbaros, Bahia, Intermidialidade

Resumo

Dorival Caymmi foi um artista singular, que esteve presente em momentos decisivos do desenvolvimento da canção popular no Brasil, desde sua popularização na voz de Carmen Miranda (ainda nos anos 1930), até sua retomada pela bossa nova de João Gilberto (a partir dos anos 1950), depois pelo interesse dos artistas do tropicalismo musical (nos anos 1960) e, posteriormente, pelo grupo Doces Bárbaros, formado por Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso (nos anos 1970). Além disso, a obra de Caymmi atravessou os mais diversos meios de expressão artística e de comunicação. Suas canções foram propagadas no rádio e no disco, mas também no cinema, no teatro, na televisão, e até ganharam versões do próprio artista nas artes plásticas. O objetivo deste artigo é investigar como essa trama artística e intermidiática foi construída e tornou-se fundamental para a história da canção popular no Brasil.

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Biografia do Autor

Rafael Julião, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura Brasileira pelo programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio pós-doutoral em curso no programa Pós-Crítica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor substituto de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

JULIÃO, R. Dorival Caymmi: Um doce bárbaro e seus meios. Letras & Letras, Uberlândia, v. 39, n. único, p. e3925 | p. 1–20, 2023. DOI: 10.14393/LL63-v39-2023-25. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/70931. Acesso em: 21 nov. 2024.