Dorival Caymmi
Um doce bárbaro e seus meios
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-25Palavras-chave:
Dorival Caymmi, canção popular, Doces bárbaros, Bahia, IntermidialidadeResumo
Dorival Caymmi foi um artista singular, que esteve presente em momentos decisivos do desenvolvimento da canção popular no Brasil, desde sua popularização na voz de Carmen Miranda (ainda nos anos 1930), até sua retomada pela bossa nova de João Gilberto (a partir dos anos 1950), depois pelo interesse dos artistas do tropicalismo musical (nos anos 1960) e, posteriormente, pelo grupo Doces Bárbaros, formado por Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso (nos anos 1970). Além disso, a obra de Caymmi atravessou os mais diversos meios de expressão artística e de comunicação. Suas canções foram propagadas no rádio e no disco, mas também no cinema, no teatro, na televisão, e até ganharam versões do próprio artista nas artes plásticas. O objetivo deste artigo é investigar como essa trama artística e intermidiática foi construída e tornou-se fundamental para a história da canção popular no Brasil.
Downloads
Referências
BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro – memórias imaginadas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
BOSCO, Francisco. Folha explica Dorival Caymmi. São Paulo: Publifolha, 2006.
GARCIA, Walter. Mercadorias, melancolias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a canção popular-comercial no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2013.
RISÉRIO, Antonio. Uma utopia de lugar. São Paulo: Perspectiva, 2011.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
VELOSO, Caetano. O mundo não é chato. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
VELOSO, Caetano. Letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Rafael Julião (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.