Proposta de atividades com canções para aulas de PLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-20

Palavras-chave:

Português como língua adicional, Canções, Multilinguismo, Proficiência, Análise do Discurso

Resumo

Neste artigo, apresento uma proposta de atividades com canções para trabalhar diversos níveis de proficiência na sala de aula de Português como Língua Adicional (PLA), a partir dos parâmetros estabelecidos pelo American Council on the Teaching of Foreign Languages (ACTFL). Inicio a discussão com um breve resumo e algumas considerações sobre estudos prévios acerca da canção popular na sala de aula em geral e na aula de PLA. Ofereço também algumas notas sobre como contribuições da Análise do Discurso de linha francesa e dos estudos sobre multilinguismo podem ser aplicadas à criação de atividades para o uso da canção neste contexto pedagógico. Reconhecendo a natureza dinâmica da língua viva e a consequente necessidade de se atualizar materiais didáticos, espero que a proposta apresentada aqui sirva de inspiração para a criação de futuros materiais didáticos para o ensino de PLA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Bezerra, Arizona State University

Doutora em Língua Portuguesa e Literatura e Cultura Lusófonas, Arizona State University.

Referências

ACTFL. ACTFL Proficiency Guidelines, 2012. Disponível em: https://www.actfl.org/educator-resources/actfl-proficiency-guidelines. Acesso em: 28 nov. 2023.

ASA branca. Intérprete: Luiz Gonzaga. Compositores: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. In: Single. Intérprete: Luiz Gonzaga. [S.l.]: Victor, 1947. Faixa única, 78 rpm.

BAGNO, Marcos. O preconceito linguístico. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

O CALHAMBEQUE. Intérprete: Roberto Carlos. Compositor: Erasmo Carlos (versão). In: É PROIBIDO fumar. Intérprete: Roberto Carlos. Rio de Janeiro: Discos CBS e Sony Music, 1964. 1 vinil, faixa 7.

A CASA é sua. Vídeoclipe oficial. Direção de Carlon Hardt e Lucas Fernandes. [S.l.]: publicado pelo canal Três clipes, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y-xVpQ1KRWw. Acesso em: 28 nov. 2023.

A CASA é sua. Intérprete: Arnaldo Antunes. Compositores: Arnaldo Antunes e Ortinho. In: IÊ-IÊ-IÊ. Intérprete: Arnaldo Antunes. [S.l.]: Selo Rosa Celeste, 2009. 1 CD, faixa 2.

COELHO DE SOUZA, José Peixoto. Canção: letra e música no ensino de português como língua adicional – uma proposta de letramento literomusical. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

COELHO DE SOUZA, José Peixoto. Letramento literomusical: práticas sociais mediadas por canções. Matraga, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, p. 175-197, jan./jun. 2015. https://doi.org/10.12957/matraga.2015.17054

COELHO DE SOUZA, José Peixoto. A canção brasileira nos livros didáticos de português como língua adicional. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 16, n. 1, p. 103-130, 2017. https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.1492

COSTA, Nelson Barros da. A canção popular e o ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão – SC, v. 4, n. 1, p. 9-36, jul./dez. 2003. https://doi.org/10.1590/1982-4017-04-01-01

CUTSHALL, Sandy. More than a decade of standards: Integrating ‘Cultures’ in your language instruction. The Language Educator, [S.l.], pp. 32-37, abr. 2012.

GARCÍA, O.; SYLVAN, C. E. Pedagogies and practices in multilingual classrooms: Singularities in pluralities. The Modern Language Journal, [S.l.], v. 95 n. 3, p. 385-400, 2011. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2011.01208.x

KERN, Richard. Reconciling the Language-Literature Split Through Literacy. ADFL Bulletin, [S.l.], v. 33, n. 3, p. 20-24, 2002. https://doi.org/10.1632/adfl.33.3.20

LEAH, Sandy. Aquela dos 30. [S.l.]: Ponto4 Digital e Universal Music, 2012.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. Tradução: Marina Appenzeller. São Paulo, Martins Fontes, 2001.

ORABY, E.; AZAZ, M. Translanguaging Practices in Content-Based Instruction in L2 Arabic. Applied Linguistics, [S.l.], v. XX, n. XX, p. 1-30, 2022. https://doi.org/10.1093/applin/amac054

RABBIDGE, Michael. Translanguaging in EFL Contexts: A Call for Change. Nova York: Routledge, 2019. https://doi.org/10.4324/9780429439346

RAMOS, Ana Adelina Lôpo. Língua adicional: um conceito ‘guarda-chuva’. Revista brasileira de Linguística Antropológica, Brasília, v. 13, p. 233-267, 2021. https://doi.org/10.26512/rbla.v13i01.37207

ROCHA, Sílvio Rodrigo de Moura. O gênero canção em livros didáticos de literatura e língua portuguesa. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 24, n. 50, p. 175-203, 2020. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2020v24n50p175-203

SANDY – Aquela dos 30 – Videoclipe oficial. Direção de Conrado Almada. [S.l.]: publicado pelo canal Sandy, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=tT1MF1sgem4. Acesso em: 28 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

BEZERRA, L. Proposta de atividades com canções para aulas de PLA. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4020 | p. 1–25, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-20. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/71810. Acesso em: 4 dez. 2024.