As personagens insólitas de Saramago

A insubordinação feminina nas escrituras sagradas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-19

Palavras-chave:

Literatura Portuguesa, Feminismo, Saramago, Post-modernismo, Mito, Escrituras Sagradas

Resumo

Revisitar a História é mais do que observar os acontecimentos passados, pois é olhar de forma crítica aquilo que foi realizado pela raça humana. É com esse pensamento que Saramago conduz a escrita de O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Caim. Ao rever a História Oficial do Antigo e do Novo Testamentos, Saramago se propõe a uma crítica ao narrar histórico e uma nova percepção ao que foi consagrado ao longo do tempo. Assim, o autor se apropria das lacunas históricas e constrói uma nova narrativa para figuras marginalizadas pela História conhecida, como ocorre com os mitos de Maria Madalena, Eva e Lilith. Pensando essas questões, este estudo se propôs a analisar a reconstrução histórica que o autor realizou ao reescrever tais mitos femininos.

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Biografia do Autor

  • Verônica Farias Sayão, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Graduada em Letras Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é mestranda em Teoria da Literatura e Bolsista Capes 1 pela mesma universidade.

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Publicado

15-12-2023

Como Citar

As personagens insólitas de Saramago: A insubordinação feminina nas escrituras sagradas. Letras & Letras, Uberlândia, v. 39, n. único, p. e3919 | p. 1–22, 2023. DOI: 10.14393/LL63-v39-2023-19. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/70710. Acesso em: 12 jul. 2025.

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