Letramento Literário: uma localização necessária

Autores

  • Rildo Cosson UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-11

Palavras-chave:

Letramento, Letramento literário, Leitura literária

Resumo

Palavra da moda nas escolas brasileiras e de outros países, o termo letramento está sofrendo, como tantos outros que o antecederam no campo educacional, da polissemia que acompanha todo espraiamento conceitual. Frente a proliferação dos adjetivos que acompanham o termo, surgem argumentos contra o desvirtuamento do conceito que em lugar de demarcar uma nova compreensão da leitura e da escrita estaria apenas recobrindo antigas práticas escolares ou questões estranhas à leitura e escrita que definem etimologicamente o termo. Para escapar das armadilhas das disputas terminológicas, propomos uma discussão das bases conceituais que alimentam as diferentes expressões e, mais especificamente, o lugar do letramento literário e as implicações de sua definição neste contexto.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

COSSON, R. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 173–187, 2015. DOI: 10.14393/LL63-v31n3a2015-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30644. Acesso em: 26 jul. 2024.