Armação de mundo possível e processos de composição de personagens insólitos em "O pirotécnico Zacarias", de Murilo Rubião
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v34n2a2018-5Palavras-chave:
Murilo Rubião, O pirotécnico Zacarias, Mundos Possíveis, Figuração de Personagem, Insólito FiccionalResumo
Os processos de composição de personagens com matizes insólitos não respeitam a lógica racional e aristotélica expectável nos mundos referenciais de base a que o ficcionista tem acesso, senão que a arranham, fissuram, fraturam ou, mesmo, rompem, instaurando o incomum e inesperado ao tensionar crenças e percepções. Os mundos possíveis armados a partir de procedimentos arquiteturais que instauram o incomum e inesperado são mundos que fazem crescer suas sensações de uma só vez, impregnados pela essência de um relato que se dá pela construção do insólito, como observou Edgar Allan Poe acerca de um conto insólito e horrorífico de Hawthorne, "Twice-told tales". Nesse mesmo universo, o conto fantástico, conforme Julio Cortázar, leva o leitor a mergulhar nas margens de um mundo insólito e a vivenciá-lo em sua amplitude de sentidos. "O pirotécnico Zacarias", de Murilo Rubião, encena um mundo possível cuja personagem central configura-se, dubiamente, como um cadáver adiado, transitando entre estados de existência. A narrativa ilustra noções de níveis físico e metafísico transbordados pela aparente possibilidade de o morto manter-se vivo, experienciando sensações com seus coadjuvantes, em um mundo nada natural ou ordinário.
Downloads
Referências
ALBALADEJO MAYORDOMO, T. Semántica de la narración: la ficción realista. Madrid: Taurus Universitaria, 1992.
ALBALADEJO MAYORDOMO, T. Teoría de los mundos posibles y macroestructura narrativa. Alicante: Universidad de Alicante, 1998.
ANDRADE, V. L. As metamorfoses de Rubião. In: RUBIÃO, M. Contos reunidos. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 273-276.
ARRIGUCCI JÚNIOR, D. O mágico desencantado ou as metamorfoses de Murilo. In: O pirotécnico Zacarias. São Paulo, 1993. p. 6-7.
CANDIDO, A. A nova narrativa. In: Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987. p. 199-215.
COVIZZI, L. M. O insólito em Guimarães Rosa e Borges. São Paulo: Ática, 1978.
ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
EDER, J. Analyzing characters: creation, interpretation, and cultural critique. In: REIS, C. Revista de Estudos Literários [Revista do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra], n. 4, p. 69, 2014.
FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.
FURTADO, F. Fantástico (modo). In: CEIA, Carlos (Coord.). E-Dicionário de Termos Literários (EDTL). <http://edtl.fcsh.unl.pt/>. Acesso em: 26 ago. 2017.
GARCÍA, F. Aspectos dos discursos fantásticos contemporâneos, pegados “às unhas”, em um conto “não pronto para a publicação” de Murilo Rubião. In: GARCÍA, F. & BATALHA, M. C. (Org.). Murilo Rubião 20 anos depois de sua morte. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. p. 11-31.
GARCÍA, F. Quando a manifestação do insólito importa para a crítica literária. In: GARCÍA, F. & BATALHA, M. C. (Org.). Vertentes teóricas e ficcionais do insólito. Rio de Janeiro: Caetés, 2012. p. 13-29.
JACKSON, R. Fantasy: The Literature of Subversion. London: Routledge, 1981.
JOZEF, B. O espaço da representação. In: JOSEF, Bella. A máscara e o enigma. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2006. p. 166
PHELAN, J. Reading People, Reading Plots. Character, Progresion, and the Interpretation of Narrative. Chicago and London: The Universit of Chicago Press, 1989.
PRADA OROPEZA, R. El discurso fantástico contemporáneo: tensión semântica y efecto estético. Semiosis, II, México, n. 3, p.53-76, enero-junio de 2006.
REIS, C. Narratologia(s) e teoria da personagem. In: REIS, Carlos (Coord.). Figuras da ficção. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, 2006. p.9-23.
REIS, C. Pessoas de livro. Estudos sobre a personagem. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
REIS, C. Pessoas de livro: figuração e sobrevida da personagem. Revista de Estudos Literários [Revista do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra], n. 4, p. 43-68, 2014.
REIS, C.; LOPES, A. C. M. Dicionário de narratologia. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2011.
RODRÍGUEZ PEQUEÑO, J. Géneros literarios y mundos posibles. Madrid: Eneida, 2008.
RUBIÃO, M. As unhas. In: GARCÍA, F. & BATALHA, M. C. (Org.). Vertentes teóricas e ficcionais do insólito. Rio de Janeiro: Caetés, 2012. p.125-130.
RUBIÃO, M. O pirotécnico Zacarias. In: O pirotécnico Zacarias. São Paulo, 1993. p. 11-19.
RUBIÃO, M. Os Comensais. In: O convidado. São Paulo: Quíron, 1974. p. 57-71.
RUBIÃO, M. Petúnia. In: O convidado. São Paulo: Quíron, 1974. p. 13-23.
RUBIÃO, M. Teleco, o coelhinho. In: O pirotécnico Zacarias. São Paulo, 1993. p. 21-27.
SCHWARTZ, J. Obra muriliana do fantástico como máscara. In: O convidado. São Paulo: Quíron, 1974. p. XIII- XXII.
SCHWARTZ, J. Murilo Rubião: a poética do uroboro. São Paulo: Ática, 1981.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
VIEIRA, C. Para uma nova tipologia da descrição da personagem narrativa. Revista de Estudos Literários [Revista do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra], n. 4, p. 123-171, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.