Walter Benjamin, um crítico em Weimar
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v36n2-2020-10Palavras-chave:
Walter Benjamin, Weimar, Barroco alemão, Estado de exceção, TécnicaResumo
Nosso objetivo nesse ensaio é apresentar como Walter Benjamin acompanhou as transformações de seu tempo no momento em que escrevia Origem do drama barroco alemão e como elas repercutiram e ecoaram em sua obra. Em um primeiro momento, devemos localizar o despertar do interesse histórico de nosso autor na transição do Império Guilhermino para a fundação da República. Depois, devemos retratar os horrores da guerra pelo ethos da germanidade e pela dominação material da técnica como mistificação da história enquanto segunda natureza. Por fim, devemos apresentar, nos conflitos sociais durante a socialdemocracia, a ascensão do nazifascismo, um debate sobre soberania e estado de exceção próprios do barroco alemão. Com isso, esperamos constituir um mosaico histórico do período weimariano a partir de citações do autor oferecendo um panorama de temas que aproximam períodos históricos tão distantes.
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