Explorando a capacidade de produção textual e sentidos entre humanos e IA

estudo comparativo de resumos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-35

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Linguística Textual, Textualização, Sentidos, Resumo Acadêmico

Resumo

Recentemente, a popularização de algumas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no Brasil, como o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer), e as crescentes ondas de utilização de ferramentas semelhantes em ambientes digitais para a produção e/ou revisão de textos ou assistência virtual (Google Assistente, Alexa, Siri, Bixby) acenderam um debate e alertaram para um movimento inovador e ao mesmo tempo polêmico, por ter também complicadores e aspectos negativos (relativos aos direitos autorais), que parece não ter mais volta. Corroborando com esse debate, este estudo se concentra na análise comparativa entre resumos produzidos por estudantes/acadêmicos e textos gerados por inteligência artificial (IA) - ChatGPT. A pesquisa de caráter descritivo e explicativo busca identificar como elementos de nível textual, como componentes semânticos, composicionais e enunciativos, apresentam disparidade nos dois tipos de produção. O corpus contou com três resumos acadêmicos, um gerado pelo ChatGPT e dois produzidos por acadêmicos. A exploração dos textos permitiu uma experimentação a respeito da capacidade de produção textual entre humanos e IA, bem como a identificação de elementos que os diferenciam. Tendo em vista um mesmo enunciado/prompt de comando, os resultados demonstraram semelhanças quanto aos usos linguísticos para indicar orientação argumentativa e posturas enunciativas, como nas formas de referenciação ou citação, mas diferenças quando considerado um plano de texto de resumo acadêmico que contemple indicação de elementos como tema, objetivo, gênero e defesa de ponto de vista do texto base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evandro de Melo Catelão, UTFPR

Doutor em Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

ADAM, J. M. A linguística textual. São Paulo: Cortez, 2011.

ADAM, J. M. La linguistique textuelle. Paris: Arnand Colin, 2020.

ADAM, J. M. Textos, tipos e protótipos. São Paulo: Contexto, 2019.

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.

CAVALCANTE, M. M. et al. Linguística Textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes, 2022.

COULMAS, F. Escrita e sociedade. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

DIAS, S. M. F.; CATELÃO, E. M. Produção de resumo acadêmico por humanos e o ChatGPT: explorando diferenças e limitações na geração de conteúdo. Relatório de Iniciação Científica (PIBIC). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MONTE, M. Entre auteur et locuteurs, l’énonciateur textuel : concept inutile ou figure-clé? Argumentation et Analyse du Discours [En ligne], 31 | 2023. DOI https://doi.org/10.4000/aad.7800

MUNIZ-LIMA, I.; CATELÃO, E. M. #8dejaneiro: Interatividade e argumentação em práticas tecnodiscursivas no Twitter. In: SILVA JUNIOR, S. N.; SILVA, E. B.; SOUZA, D. G. (org.). As múltiplas dimensões das letras. 1. ed. Arapiraca: Eduneal, 2023. p. 49-64.

PAVEAU, M. A. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes, 2021.

PINTO, R. B. W. S. Argumentação e persuasão em gêneros textuais. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 9, p. 102-114, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/839.

RABATEL, A. Prise en charge et imputation, ou la prise en charge à responsabilité limitée. Langue Française, Paris, Larousse, n. 162, p. 71-87, 2009. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-langue-francaise-2009-2-page-71.htm. DOI https://doi.org/10.3917/lf.162.0071

RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial: uma abordagem moderna. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2022.

SCHMIDT, E.; HUTTENLOCHER, D.; KISSINGER, H. A. A era da IA e o nosso futuro como humanos. Rio de Janeiro: Alta/Cult, 2023.

SULEYNAN, M.; BHASKAR, M. Inteligência artificial, poder: a próxima onda e o maior dilema do século XXI. Rio de Janeiro, Record, 2023.

Downloads

Publicado

20.08.2024

Como Citar

CATELÃO, E. de M. Explorando a capacidade de produção textual e sentidos entre humanos e IA: estudo comparativo de resumos acadêmicos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1835, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-35. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74192. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Algoritmos e sistemas de inteligência artificial e(m) processos de produção de sentidos