O ensino na pandemia representado em charges

dialogismo, sentido e valoração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-33

Palavras-chave:

Análise dialógica, Verbo-visualidade, Pandemia, Charge, Discurso

Resumo

Os enunciados são um continuum no fluxo incessante da interação verbal; e a enunciação, como uma experiência social, dialógica e interativa, passa a ser o centro da interlocução. O objetivo deste artigo é analisar, dialogicamente, charges verbo-visuais que representam o ensino no contexto da pandemia. Foram analisadas três charges veiculadas na Internet, entre os anos de 2020 e 2021, selecionadas por acesso e conveniência com o tema. Segundo a teoria enunciativo-discursiva e dialógica de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, a palavra empregada é práxis de informação e comunicação, como também uma prática social de apreciação e valoração. O método de análise dialógica considera os enunciados a partir da situação de enunciação, neste caso, a pandemia e a instauração do ensino remoto. A análise mostra que a charge produz sentidos que indicam o ponto de vista crítico do enunciador, considerando alunos e professores, a quem a pandemia excluiu ou sobrecarregou, respectivamente, por meio das relações dialógicas e valorativas na linguagem verbo-visual.

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Biografia do Autor

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM). Professora Adjunto na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda. 

Vera Lúcia Pires, UFPel

Doutorado em Linguística pela PUC/RS. Professora aposentada da UFSM (RS). Atua, no momento, como professora visitante no PPGLetras da UFPel. 

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Publicado

09.08.2024

Como Citar

KNOLL, G. F.; PIRES, V. L. O ensino na pandemia representado em charges: dialogismo, sentido e valoração. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1833, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-33. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71578. Acesso em: 25 ago. 2024.