O ensino na pandemia representado em charges

dialogismo, sentido e valoração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-33

Palavras-chave:

Análise dialógica, Verbo-visualidade, Pandemia, Charge, Discurso

Resumo

Os enunciados são um continuum no fluxo incessante da interação verbal; e a enunciação, como uma experiência social, dialógica e interativa, passa a ser o centro da interlocução. O objetivo deste artigo é analisar, dialogicamente, charges verbo-visuais que representam o ensino no contexto da pandemia. Foram analisadas três charges veiculadas na Internet, entre os anos de 2020 e 2021, selecionadas por acesso e conveniência com o tema. Segundo a teoria enunciativo-discursiva e dialógica de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, a palavra empregada é práxis de informação e comunicação, como também uma prática social de apreciação e valoração. O método de análise dialógica considera os enunciados a partir da situação de enunciação, neste caso, a pandemia e a instauração do ensino remoto. A análise mostra que a charge produz sentidos que indicam o ponto de vista crítico do enunciador, considerando alunos e professores, a quem a pandemia excluiu ou sobrecarregou, respectivamente, por meio das relações dialógicas e valorativas na linguagem verbo-visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM). Professora Adjunto na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda. 

Vera Lúcia Pires, UFPel

Doutorado em Linguística pela PUC/RS. Professora aposentada da UFSM (RS). Atua, no momento, como professora visitante no PPGLetras da UFPel. 

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos A. Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010b.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 1988.

BENCHIMOL, A. P. F.; CHAGAS, N. E. Um novo desafio para os professores de Ensino Fundamental: como trabalhar gêneros textuais diante da realidade do Ensino Remoto? In: PIRES, V. L.; KNOLL, G. F. Linguagens e(m) práticas discursivas: leituras plurais em tempos de pandemia. São Carlos: Pedro & João editores, 2020. p. 33-48.

BRAIT, B. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora Unicamp, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

KNOLL, G. F. Dialogismo e verbo-visualidade sobre o questionamento da arte no Brasil. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 3, p. 927–945, 2019. DOI https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-5

PIRES, Vera Lúcia; KNOLL, Graziela Frainer. Linguagens e(m) práticas discursivas: leituras plurais em tempos de pandemia. São Carlos, Pedro & João editores, 2020.

PIRES, V. L. Identidade Cultural: a construção discursiva de desigualdades e diferenças. In: PIRES, V. L.; KNOLL, G. F. Linguagens e(m) práticas discursivas: leituras plurais em tempos de pandemia. São Carlos: Pedro & João editores, 2020. p. 175-195.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1076–1094, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-15

TEZZA, C. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

VOLÓCHINOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. 34. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

09.08.2024

Como Citar

KNOLL, G. F.; PIRES, V. L. O ensino na pandemia representado em charges: dialogismo, sentido e valoração. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1833, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-33. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71578. Acesso em: 8 nov. 2024.