O ensino na pandemia representado em charges
dialogismo, sentido e valoração
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-33Palavras-chave:
Análise dialógica, Verbo-visualidade, Pandemia, Charge, DiscursoResumo
Os enunciados são um continuum no fluxo incessante da interação verbal; e a enunciação, como uma experiência social, dialógica e interativa, passa a ser o centro da interlocução. O objetivo deste artigo é analisar, dialogicamente, charges verbo-visuais que representam o ensino no contexto da pandemia. Foram analisadas três charges veiculadas na Internet, entre os anos de 2020 e 2021, selecionadas por acesso e conveniência com o tema. Segundo a teoria enunciativo-discursiva e dialógica de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, a palavra empregada é práxis de informação e comunicação, como também uma prática social de apreciação e valoração. O método de análise dialógica considera os enunciados a partir da situação de enunciação, neste caso, a pandemia e a instauração do ensino remoto. A análise mostra que a charge produz sentidos que indicam o ponto de vista crítico do enunciador, considerando alunos e professores, a quem a pandemia excluiu ou sobrecarregou, respectivamente, por meio das relações dialógicas e valorativas na linguagem verbo-visual.
Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos A. Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010b.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 1988.
BENCHIMOL, A. P. F.; CHAGAS, N. E. Um novo desafio para os professores de Ensino Fundamental: como trabalhar gêneros textuais diante da realidade do Ensino Remoto? In: PIRES, V. L.; KNOLL, G. F. Linguagens e(m) práticas discursivas: leituras plurais em tempos de pandemia. São Carlos: Pedro & João editores, 2020. p. 33-48.
BRAIT, B. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora Unicamp, 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
KNOLL, G. F. Dialogismo e verbo-visualidade sobre o questionamento da arte no Brasil. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 3, p. 927–945, 2019. DOI https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-5
PIRES, Vera Lúcia; KNOLL, Graziela Frainer. Linguagens e(m) práticas discursivas: leituras plurais em tempos de pandemia. São Carlos, Pedro & João editores, 2020.
PIRES, V. L. Identidade Cultural: a construção discursiva de desigualdades e diferenças. In: PIRES, V. L.; KNOLL, G. F. Linguagens e(m) práticas discursivas: leituras plurais em tempos de pandemia. São Carlos: Pedro & João editores, 2020. p. 175-195.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1076–1094, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-15
TEZZA, C. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
VOLÓCHINOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. 34. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Graziela Frainer Knoll, Vera Lúcia Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.